Loja de Cursos

A Loja de Cursos foi desenvolvida para que as Instituições de Ensino possam comercializar seus cursos (livres, pós-graduação, extensão, entre outros) por meio de um e-commerce focado no mercado educacional.

O layout da Loja de Cursos pode ser personalizado com a identidade visual da Instituição (logotipia e cores), mas acima de tudo, o módulo foi desenvolvido para que seja uma experiência fácil, objetiva e intuitiva, tanto para quem administra, quanto para quem navega pela loja.

Ferramentas e Recursos da Loja de Cursos do GestorClass

Para ilustrar os exemplos, utilizamos “ofertas de cursos” com os módulos do GestorClass:

Assim como as principais lojas online, o módulo também permite que o usuário altere filtros de exibição e preferências.

No menu à esquerda, é possível filtrar a exibição por unidades, ritmo, nível, dias da semana, turno, faixa etária, entre outros. Se a Instituição de Ensino oferece os cursos na mesma unidade, por exemplo, a loja não apresentará o filtro ‘unidade’. Ou seja: os filtros somente serão exibidos se fizerem sentido. 

Ainda no menu à esquerda, o usuário poderá pesquisar o curso por período das aulas e nome do curso.

Quando todas as vagas do curso pretendido estiverem preenchidas, tanto a oferta quanto suas informações permanecerão apresentadas na loja, no entanto, com a indicação de que não há mais vagas.

Ao clicar em ‘Saiba Mais’, a loja direciona para a página que contém todos os detalhes do curso pretendido:

Descrição detalhada da loja de cursos
Todos os textos e Imagens são configurados no GestorClass
  • Para quem Administra a Loja de Cursos – Via GestorClass

Todas as configurações da Loja de Cursos são administradas via GestorClass.

Nele, há um editor para que cada turma/curso ofertado possa ser personalizado e configurado com a imagem e todas as descrições e informações necessárias, tais como:

  • descrição;
  • duração;
  • horários;
  • objetivo geral;
  • público alvo;
  • início/término;
  • local;
  • valor;

Nesta mesma página, é possível disponibilizar ementa do curso, plano de ensino, objetivo, detalhes comerciais, descontos e todas informações necessárias para o aluno compreender a oferta de curso e realizar sua inscrição/compra de forma simples e objetiva.

Cada curso, porém, é configurado separadamente no GestorClass:

Oferta de Turmas
Loja de Cursos > Oferta de Turmas > Informações Gerais

…e cada curso também possui sua política comercial:

Politica Comercial da Loja de Cursos

Além de indicar o valor global do curso, é possível inserir descontos para condições especiais:

  • Descontos para determinados parcelamentos (à vista, por exemplo);
  • Desconto para compra de vários cursos;
  • Data limite para o desconto (para estabelecer promoções).
Configuração de Descontos e Condições Especiais
Configuração de Descontos e Condições Especiais
  • Para quem Navega pela Loja de Cursos

Quando aquele que navega pela Loja de Cursos resolve efetuar uma compra, ele deve necessariamente realizar o login. Caso seja a primeira compra e/ou não possua cadastro, deverá primeiramente realizá-lo:

O usuário poderá ser um Aluno ou Responsável.
O usuário poderá ser um Aluno ou Responsável.

É importante destacar que o perfil ‘Aluno’, é quando ele adquire um curso para ele mesmo. Já o perfil ‘Responsável’, indica que a compra foi realizada para terceiros e assume a responsabilidade financeira da compra.

Cadastro Loja de Cursos
Cadastro Loja de Cursos

Existe, ainda, um terceiro perfil de acesso, que será lançado nos próximos meses: o perfil de Consultor.

Este perfil será destinado ao cadastro de representantes da Instituição, que fará a venda de cursos e matrícula de alunos.

Ao adicionar um curso no Carrinho de Compras, a Loja de Cursos apresentará as opções financeiras (previamente cadastradas e configuradas pela Instituição, conforme descrito no tópico anterior):

Loja de Cursos
Nesta tela, o aluno poderá concluir sua compra ou continuar navegando pela loja de cursos. No entanto, também é possível configurar para não permitir a possibilidade de vários itens no carrinho de compras

Todas as condições de pagamento já possuem os descontos devidamente aplicados, de acordo com a configuração realizada no GestorClass (através do administrador da loja).

A loja pode ser configurada para impedir a inclusão de vários itens no carrinho de compras. Se esta opção não estiver ativa e a loja permitir a inclusão de vários produtos (cursos) no carrinho, o sistema automaticamente apresentará as condições comerciais, aplicando os descontos por volume, por exemplo: descontos para 2 ou mais cursos.

As parcelas financeiras são automaticamente disponibilizadas no Portal do Aluno e cada curso gera um contrato em específico.

Contrato de cada curso adquirido
Contrato de cada curso adquirido

Neste momento, um e-mail é disparado para quem está adquirindo o curso e também para o representando da Instituição, solicitando a assinatura do contrato.

Ao clicar no link ‘contrato’ (conforme imagem acima) ou clicando no link enviado por e-mail, a loja é conectada ao GestorSign, módulo de Assinaturas Eletrônicas do GestorClass.

Contrato >> Loja de Cursos
Contrato Modelo: o contrato é montado automaticamente, conforme o modelo cadastrado e indicado no GestorClass

Quando o contrato é assinado e o pagamento é efetuado (integralmente, quando por cartão de crédito | primeira parcela, quando pago por boleto/PIX), o aluno tem sua matrícula efetivada no sistema, mudando o status de Pré-Matriculado para Matriculado.

Solicite Informações e Saiba Mais sobre a Loja de Cursos e o GestorSign (módulo de Assinatura Eletrônica)

A Perseus dedica-se ao desenvolvimento de soluções completas (e que se completam), com foco absoluto no mercado educacional, há mais de duas décadas.

O GestorClass – ERP de Gestão Educacional da Perseus, possui inúmeros recursos que facilitam a operação da Gestão Educacional.

O GestorSign, módulo de assinatura eletrônica de documentos, pode ser utilizado para assinar quaisquer documentos da Instituição de Ensino, tais como contrato de trabalho com professores, de repactuação de dívidas, aviso de desligamento de funcionários, entre outros.

Ou seja: não se trata de um recurso da loja, mas sim, um módulo do GestorClass que executará funções necessárias tanto para a loja como para demais serviços da Instituição de Ensino.

Para compreender melhor os recursos da Loja de Cursos e entender as vantagens de acoplar o módulo de Assinatura Eletrônica de Documentos, entre em contato conosco e solicite mais informações.

perseus-news--

Newsletter

Inscreva-se em nossa lista e receba as últimas novidades e dicas para sua instituição:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade .