Gestão da Secretaria Escolar com o Apoio do GestorClass

A Gestão da Secretaria Escolar é o braço direito do Gestor.

A rotina do setor, que é responsável por diversas atribuições operacionais e também gerenciais, interliga as áreas através do relacionamento interno e externo: financeiro, pedagógico, administrativo; além de mediar a comunicação entre o corpo docente, alunos e responsáveis com a Instituição de Ensino.

Em outras palavras, a Gestão da Secretaria Escolar lida com emoções e expectativas.

Mas isso não é nada simples.

Com tantas atribuições para desempenhar, é fundamental que o setor conte com recursos tecnológicos que tragam mais automatização e produtividade para o dia a dia.

Gestão da secretaria escolar

Gestão da Secretaria Escolar

Por trás de uma Instituição que promove um ensino de excelência, sem dúvida há bons gestores e professores.

Mas não podemos deixar de lado o protagonismo da gestão da secretaria escolar.

Ela desempenha um papel que vai muito além de manter registros, arquivos e documentos atualizados, sendo fundamental no apoio à comunicação e em expedições de diversos processos da Instituição, especialmente a tudo que se refere à legislação educacional.

E pensa que parou por aí?

A gestão da secretaria também é responsável pelo atendimento à comunidade escolar e precisa garantir que todas estas responsabilidades sejam feitas de maneira eficiente, prática e inteligente, sustentando o pleno funcionamento da Instituição para oferecer a estrutura que um ensino de qualidade necessita.

Gestão da Secretaria Escolar

E por isso, é altamente aconselhável contar com o suporte de um sistema de gestão preparado para atender as demandas específicas, de maneira automatizada, garantindo mais produtividade à Gestão da Secretaria Escolar.

Automatização = Produtividade na Gestão da Secretaria Escolar

Entregar e atingir bons resultados, no menor tempo possível, é um diferencial de mercado fundamental em qualquer segmento.

E a melhor maneira de atingir esse objetivo é contar com recursos tecnológicos que automatizam processos, sendo um “facilitador” das atividades – sem abrir mão da qualidade, de maneira rápida, padronizada, capaz de acelerar inúmeras demandas do dia a dia.

O GestorClass possui recursos que foram desenvolvidos especificamente para garantir maior produtividade na rotina e demandas da gestão da secretaria escolar.

Gestão da Secretaria Escolar

Através de módulos como o Gestão Educacional, GestorSign, Secretaria Digital, entre outros, o sistema traz funcionalidades que promovem muito mais produtividade à Gestão da Secretaria Escolar:

  • Cadastro e controle dos status de matrícula (ativo, cancelado, evadido, transferido, formado);
  • Cadastro de pessoas (alunos, responsáveis, professores, usuários, fornecedores, comunidade);
  • Estrutura acadêmica (cursos, anos/séries, turmas, matrizes curriculares);
  • Ordenamento automático de lista de chamada;
  • Rematrícula automática;
  • Sistemas de avaliações configuráveis: nota, conceitos, parecer descrito, avaliação de habilidades e competências;
  • Periodicidades do sistema de avaliação configurável: bimestre, trimestre ou semestre.
  • e muito mais.

Secretaria Digital

Quando se trata de Gestão da Secretaria Escolar, falamos em grandes volumes de documentos, assinaturas, temporalidade e outras atribuições relacionadas.

Para o Ensino Superior, desde 2018 existe a portaria nº 315 do MEC que estabelece a regularização e disponibilização, em ambientes online, a digitalização e gestão total do acervo acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES).

Secretaria Digital do GestorClass

Por isso, há mais de 4 anos, a Perseus desenvolveu (e segue atualizando a cada nova exigência do MEC) o módulo Secretaria Digital, que garante muito mais eficiência nas consultas aos documentos e segurança no armazenamento do acervo documental.

Embora o módulo tenha sido construído para atender a portaria 315 do MEC, regularizando a obrigatoriedade para o Ensino Superior, a Secretaria Digital do GestorClass pode ser utilizada por Instituição de Ensino de todos os níveis, como um gestor eletrônico de documentos.

Neste caso, a Certificação Digital é opcional, mas garante a centralização e arquivamento do acervo documental da Instituição.

Algumas vantagens do módulo para a gestão da secretaria:

  • redução de custos;
  • economia de espaço;
  • centralização de todos os documentos;
  • rápida localização de dados;
  • associação dos documentos às unidades, cursos, disciplinas, turmas, matrículas, alunos, professores, funcionários e demais envolvidos em uma única ferramenta;
  • maior produtividade para os colaboradores;
  • entre outros recursos.

Sistema de Gestão Educacional

Com um Sistema de Gestão Educacional adequado, todos os processos burocráticos de uma Instituição de Ensino são facilitados: registros pedagógicos, controle financeiro, documentos salvos, organizados e arquivados na nuvem e absoluta segurança e agilidade para as Instituições se preocuparem apenas com o que é necessário: Educar melhor.

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