O dia do Bibliotecário é comemorado nacionalmente em 12 de março.
Nestes tempos de tantas incertezas, muitas bibliotecas seguem sem poder receber estudantes e leitores em seus ambientes tão aconchegantes.
E neste atual cenário, composto por distanciamento e protocolos de prevenção, o bibliotecário tem um grande desafio: tratar a informação e torná-la acessível mesmo diante do ‘novo normal’.
O Bibliotecário e a Tecnologia
Tratar a informação e torná-la acessível sempre foi o grande desafio do bibliotecário.
Embora sejam tempos incertos, felizmente contamos com a tecnologia em praticamente todos os campos da nossa vida.
Não seria diferente na vida do bibliotecário e na sua rotina profissional.
Se antes a informação era registrada apenas em livros e documentos físicos, hoje ela precisa estar no ambiente digital.
Os desafios são muitos. Alguns, os ‘de sempre’. O que muda são os instrumentos de trabalho.
A partir disso, o bibliotecário vem adquirindo cada vez mais competências ligadas à tecnologia, com uma demanda de trabalho ainda maior em sua rotina, como:
- noções de informatização;
- gestão de banco de dados;
- arquitetura da informação;
- experiência do usuário;
- e muito mais.
Além disso, em tempos de fake news, o bibliotecário é o grande detetive da internet, identificando as informações em fontes seguras.
Estas e outras habilidades vem sendo cada vez mais desenvolvidas desde a faculdade, tanto nas principais fontes de informação, quanto em pesquisas de SEO (Sarch Engine Optimization – que em português significa otimização de mecanismos de pesquisa).
O Bibliotecário é, portanto, o profissional habilitado em apoiar organizações e Instituições de Ensino no combate às informações falsas e, inclusive, contra os plágios.
Bibliotecas, Bibliotecários e o Novo Normal
Em tempos incertos, com inúmeros protocolos a favor da saúde, distanciamentos, inclusive lockdown, as bibliotecas do país (e do mundo) não ficariam de fora do ‘novo normal’.
Neste cenário, o bibliotecário tem ainda mais destaque. E novos papéis.
Isto porque o profissional não atua somente em bibliotecas públicas e privadas, como também em centros de informação, com redes de dados e sistemas de informações, combatendo as numerosas e falsas notícias que surgem diariamente.
Nas Instituições de Ensino, sua atuação é fundamental no combate às falsas informações que acometem a continuidade de suas atividades – mesmo que à distância.
Ainda que não seja o papel do bibliotecário comunicar efetivamente a comunidade escolar, ele atua fortemente na luta contra as fake news.
Além de tudo, o Incentivo a Leitura
A prática da leitura deve ser contínua. Especialmente em períodos de isolamento.
E mais uma vez, o papel do bibliotecário entra em ação.
Ainda que nos dias de hoje, com inúmeras tecnologias que nos proporcionam, inclusive, livros digitais, o bibliotecário pode se beneficiar de todas as novidades como um atrativo e convite à leitura.
Com o uso adequado destas tecnologias, sob orientação do bibliotecário, os alunos podem se interessar em adquirir cada vez mais o hábito da leitura, expandindo seus conhecimentos que consequentemente contribuem no rendimento escolar.
Entretanto, é necessário que o bibliotecário conte com a participação de pais e responsáveis, para que o hábito, nestes períodos de isolamento social, seja cultivado no dia a dia dos estudantes mais jovens.
Ideias de hábitos e projetos que podem ser desenvolvidos pelas Instituições de Ensino sob coordenação do bibliotecário:
- Orientação aos responsáveis sobre livros que valorizem a escrita;
- Para os menores, a produção de histórias sobre assuntos diversos;
- Produção de livros de autoria compartilhada;
- Seminário online de literatura;
Solte a imaginação. A criatividade, sem dúvida, também é característica do bibliotecário.
Quanto prazerosa for a leitura, mais os alunos estarão motivados a aprender.
Gestão de Bibliotecas
Desde 2018, a Perseus firmou uma parceria estratégica com a Pergamum, empresa que está presente em mais de 50 países, sendo 600 Instituições de Ensino e mais de 10 mil bibliotecas atendidas só no Brasil.
Hoje, a Pergamum é a maior empresa de softwares para bibliotecas do país, otimizando a gestão e rotina dos bibliotecários, facilitando a manutenção dos usuários, promovendo a cooperação no tratamento das informações e compartilhamento de recursos.
E o melhor: clientes Perseus possuem condições especiais para implantação e integração do Pergamum.
Para mais informações, contate nossa Central de Atendimento e Suporte.