5 Dicas para Promover o Engajamento das Famílias nas Aulas a Distância

5 Dicas para Promover o Engajamento das Famílias nas Aulas a Distância

Constantemente falamos das transformações tecnológicas que impactam na Educação.

Porém, ninguém poderia imaginar que em 2020 precisássemos nos adaptar a tantas mudanças de hábitos e comportamentos – em tão pouco tempo.

Mudanças que, sem dúvida, exigem grandes esforços das Instituições, mas precisam contar com o engajamento das famílias para promover a continuidade do ensino – temporariamente, dentro de suas casas.

Totalmente Desafiador

A rotina mudou.

Famílias, alunos e professores precisaram se adaptar ao modelo de Educação a distância em seus lares, e claro, encontraram inúmeros problemas e possibilidades.

Um processo novo e totalmente desafiador, que exige recursos nem sempre possíveis e muito engajamento das famílias. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

engajamento das famílias para aulas online mais produtivas

Apesar da tecnologia possibilitar a continuidade das aulas, os alunos (e aqui falamos especialmente os do Ensino Básico) sentem falta da rotina e da proximidade com os colegas no cotidiano do ambiente escolar, que sem dúvida garantem o desenvolvimento de experiências fundamentais em suas formações.

As relações interpessoais e até mesmo os conflitos, são indispensáveis na formação do intelecto do ser humano.

É Preciso dar Atenção às Particularidades do Engajamento das Famílias

Neste processo tão novo e desafiador, as famílias – mais do que nunca – precisam estar engajadas para o sucesso das aulas a distância e o aprendizado dos jovens e crianças.

Sabemos também que cada família possui sua particular necessidade para o envolvimento e participação nas aulas a distância.

Além disso, nem sempre é fácil para os pais e responsáveis – que possivelmente também estão se adaptando a uma rotina de home office – administrarem tarefas diárias, domésticas e profissionais e ainda acompanhar a nova rotina escolar dos filhos.

Por isso, elencamos 5 dicas para que a Instituição promova o engajamento das famílias nas aulas a distância.

5 Dicas para Promover o Engajamento das Famílias

  1. Comunicação Transparente Sempre

Tão óbvio e tão necessário. Ser transparente nas relações é fundamental para conquistar confiança, e não seria diferente em um momento de absoluta reinvenção de inúmeras profissões e também da educação.

Manter os comunicados e informações acadêmicas sempre atualizadas, possibilitando a fácil interação entre família e Instituição, não poderia ser outra se não a primeira das cinco dicas. É essencial.

As Instituições que utilizam sistemas de gestão educacional inteligentes e integrados, não apenas automatizam estas informações, como transmitem segurança às famílias.

engajamento das famílias

2. Realize reuniões online com os pais e responsáveis

Todos estão repletos de questionamentos neste momento que vivemos. As famílias precisam sentir-se acolhidas pelas escolas.

É evidente que nem toda sugestão possa ser adotada, mas é necessário dar voz aos familiares dos alunos, ouvir seus anseios e especialmente suas ideias.

Promova reuniões online com as famílias (com a possibilidade de gravá-las), conscientizando que neste momento é fundamental tê-los como aliados e participativos nesta tão impactante mudança comportamental da sociedade.

3. Professores precisam falar ‘a mesma língua’

Tão importante quanto dar voz aos familiares, é o alinhamento do corpo docente da Instituição.

Se naturalmente isto é uma prática necessária, realizar reuniões  com os professores, entender suas maiores dificuldades e buscar alternativas de melhorias neste momento de distanciamento social, é sem dúvida uma medida indispensável.

Professores precisam respeitar um padrão de aula a distância definido pela Instituição, que auxiliará os pais na compreensão da dinâmica e principalmente os alunos, facilitando suas novas rotinas.

4. Oriente as Famílias a Estabelecer Rotinas

Um vídeo game a poucos metros. Um computador com acesso a todas redes sociais. Geladeira e petisquinhos sempre a disposição e a cama quentinha para deitar.

Trabalhar e estudar em casa tem suas vantagens mas também seus desafios. Ou melhor, suas distrações.

E por isso, é primordial que os pais estabeleçam uma rotina para seus filhos: hora para estudar, hora para fazer a lição, hora para participar das aulas online e claro, hora para o lazer – dentro de casa.

Orientar os pais nesta  importante  tarefa, de forma alguma significa interferir na educação dos seus filhos, mas sim contribuir com o ensino e o conhecimento que estão adquirindo.

Voltamos à dica número um: mantenha um diálogo com os pais. Esteja disposto a ouvi-los e orientá-los em particular quando necessário.

5. Enalteça seus diferenciais como Instituição

A relação entre família e escola às vezes já vem de longa data, mas como em outros relacionamentos, sempre é possível se surpreender.

Mostre o que a Instituição faz nos ‘bastidores’. Apresente sua equipe – inclusive atuando em home office. Promova um quiz de conhecimento da história da escola nas redes sociais, mas saiba sempre tirar proveito disso:

utilize estas ideias para falar dos seus diferenciais, para mostrar os prêmios que a escola já conquistou, o sistema de gestão educacional que utiliza, os fatos relevantes ao longo dos anos, ou os prêmios e conquistas individuais (profissionais) dos professores.

Solte a criatividade!

Sua Instituição Sempre Pronta para Educar Melhor

A conclusão de tudo sempre será: assim como os pais, as Instituições sempre buscarão o melhor para os seus alunos.

E em tempos de distanciamento social e aulas a distância, ter um sistema de gestão educacional parceiro, que se adapta às particularidades de cada Instituição, tem sido ainda mais necessário.

Conte com quem há mais de duas décadas pensa exclusivamente no EDUCAR MELHOR.

Para um maior engajamento das famílias, conte com o Perseus Cloud

Contate-nos exclusivamente por e-mail durante este período onde a equipe da Perseus também está atuando em regime home office: comercial@perseus.com.br ou através do nosso site.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS

Social