6 Impactos da Tecnologia na Educação: sua Instituição acompanha as inovações?

6 Impactos da Tecnologia na Educação.

A chamada “era digital” deixou de ser um diferencial do mercado educacional há muitos anos. Hoje, a tecnologia é indispensável, seja na gestão das Instituições, como também nas salas de aula.

impactos da tecnologia na educação

É Preciso Pensar “Fora da Caixa”

O método tradicional de Ensino, onde as salas de aula eram formadas com base em uma hierarquia extremamente rígida, onde o professor era tido como detentor do conhecimento, já está em desuso há bastante tempo.

Hoje, as aulas precisam ser cada vez mais dinâmicas e principalmente colaborativas, dando espaço ao envolvimento e interação do aluno. E neste cenário, a tecnologia tem papel de destaque sobre todas as mudanças.

notebook e livros didáticos, são impactos da tecnologia na educação

6 Impactos da Tecnologia na Educação

Quais os que mais impactaram no dia a dia de sua Instituição?

1. Informações institucionais: organização e acesso facilitado

Você lembra como eram armazenados os dados de alunos (e da Instituição de modo geral), em uma época onde a tecnologia não era tão acessível?

Hoje é possível muito mais do que simplesmente digitalizar as informações, de modo que a Instituição consiga organizar um banco de dados eficiente e que reduza o tempo dedicado à busca por eles.

Além da economia de tempo (fundamental na rotina de um profissional da área da Educação), organizar dados em um Software de Gestão Educacional, promove também a economia de espaço físico para arquivos, materiais e recursos (como papéis, impressão, entre outros).

2. Priorizar a qualidade do Ensino e dedicar esforços para o crescimento da Instituição

Ainda falando em economia de tempo: imagine uma época onde o Gestor Educacional pudesse dedicar seus esforços em ações focadas no crescimento da Instituição, além de observar atentamente a qualidade do Ensino?

Bom, a boa notícia é que estamos vivendo este momento. E já faz algum tempo.

Identificar pontos fortes e fracos de uma Instituição, além de medir o nível de satisfação de alunos e responsáveis, por muito tempo, foi algo bastante trabalhoso e que exigia o envolvimento de diversos profissionais.

Hoje, um dos principais impactos da tecnologia na educação, permite justamente simplificar as pesquisas de qualidade, mensurar dados fornecidos pelos sistemas, desenvolver relatórios de desempenho e ter controle absoluto de todos setores da Instituição.

Tecnologia na Educação3. Comunicação rápida e eficiente

“Não conseguimos contato”. Com os impactos da tecnologia na Educação, esta frase fica bem difícil de ser citada.

Além do mais, como  já citado em nosso blog, a comunicação precisa ser imediata e a tecnologia permite inúmeras facilidades:

  • Agilidade nas solicitações;
  • Envio de comunicados;
  • Notificações e lembretes;
  • Consulta de Informes Institucionais;
  • Análise e registro de frequência;
  • E muito mais.

O relacionamento de uma Instituição de Ensino com sua comunidade acadêmica, possibilitado por uma comunicação ágil, eficaz e de baixo custo entre alunos, professores, responsáveis e demais envolvidos, é fundamental para um processo de fidelização.

4. A Sala de Aula na Web

A interação entre professor e aluno não acaba após a aula.

Disponibilizar conteúdos extras e atualizados, recursos e atividades diferenciadas que relacionem a teoria e prática, já fazem parte da rotina do professor. E o melhor: otimizam o tempo destes profissionais.

É importante também destacar a modalidade de ensino à distância (EaD), que vem ganhando força, especialmente para atender quem reside longe da Instituição ou não tem tempo para frequentar aulas e necessita de flexibilidade de horários para os estudos.

aulas mais dinâmicas

5. Saúde financeira da Instituição

Quando falamos sobre os impactos da tecnologia na Educação, não podemos deixar de citar a saúde financeira da Instituição.

Os Sistemas de Gestão Educacional qualificam, sobre tudo, processos financeiros que aumentam a capacidade competitiva da Instituição, através de facilidades como:

  • Impressão de boletos pelo sistema;
  • Agrupamento de mensalidades em boleto único;
  • Renegociações;
  • E muito mais.

Além de permitir para a Instituição um controle muito mais eficaz a cerca da inadimplência, também é possível ter um diagnóstico muito mais amplo sobre os investimentos e gastos em geral, eliminando assim os desperdícios.

6. Uso de blogs, vídeos e redes sociais como alternativas complementares de conteúdos e engajamento extraclasse

Atividades extraclasse contribuem de forma bastante positiva para o aprendizado dos alunos e são excelentes aliados dos professores.

A utilização de ferramentas como blogs e redes sociais, despertam a criatividade e estimulam a busca por conhecimento – a ser compartilhado com os demais.

Mas afinal, qual é a melhor opção para iniciar essa metodologia? Promover atividades extraclasse que envolvam estas ferramentas, devem seguir alguma linha pedagógica específica?

Ainda que seja comum a resistência sobre a inserção destas ferramentas nos planos de aula, inseri-las no ensino poderá aumentar o engajamento dos alunos através da promoção de atividades online. Lembre-se que o aluno está constantemente conectado e atento à estas novidades.

Então por que não ser um aliado destas ferramentas, desde que sejam estipuladas regras para sua utilização?

Impactos da Tecnologia na Educação

A Tecnologia tem muito a contribuir com o ambiente escolar

Incluir o Ensino na constante transformação tecnológica que vivemos é um grande desafio.

É preciso não apenas ter domínio das ferramentas, como também utilizar metodologias adequadas para envolvê-las no Ensino e tê-la como grande aliada na construção do conhecimento, através de fontes de informações confiáveis e meios de comunicação eficazes.

Para as Instituições, os benefícios são inúmeros e possibilita toda uma otimização administrativa que sem ela, mudanças tão benéficas estariam longe da realidade.

Vale ressaltar que é necessário, também, conscientizar a comunidade acadêmica sobre a utilização saudável das ferramentas e os impactos da tecnologia na educação, seu desenvolvimento social e cultural.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS