Reduzir a Inadimplência: o Caminho para a Instituição Educar Cada Vez Melhor

A inadimplência é um desafio e tanto para gestores de qualquer negócio, em qualquer segmento de atuação.

No setor educacional o desafio pode ser ainda maior, afinal, a principal renda das Instituições de Ensino provém do pagamento de mensalidades.

E como se pode imaginar, desde 2020 – devido a toda situação causada pelo coronavirus, as Instituições foram extremamente afetadas pela inadimplência.

a inadimplência é um grande desafio para as Instituições de Ensino

Períodos Difíceis Levam a Decisões Complexas

Uma pesquisa realizada em 2020, aponta que 95% das escolas perderam alunos. Ou seja, tiveram redução em suas receitas.

O mesmo estudo apontou que houve um aumento considerável de inadimplência nas escolas (da educação infantil ao ensino médio) neste período de pandemia, e que 2021 vem sendo um ano de negociações.

Antes da suspensão das aulas presenciais, os índices de atraso no pagamento de mensalidades escolares (até 30 dias após o vencimento) e a inadimplência (após 30 dias do vencimento), somavam 21,7%.

a inadimplência é um grande desafio para as Instituições de Ensino

Em abril de 2020, após a confirmação da pandemia no Brasil e a necessidade de quarentena, a inadimplência foi elevada para 32% e em junho do mesmo ano para 37%, segundo uma pesquisa do Grupo Rabbit.

E Qual a Relação da Inadimplência com o Educar Melhor?

Uma Instituição de Ensino com seus processos definidos, automatizados e sua vida financeira saudável, naturalmente pode se dedicar e concentrar esforços na principal razão de existir: oferecer um ensino de qualidade.

E quando falamos em Instituições de Ensino, existe uma trajetória de relacionamento por trás de cada família e aluno matriculado (inclusive com os já formados).

Por isso, abordar questões como a inadimplência escolar é um assunto extremamente delicado de ser resolvido.

Isto porque a inadimplência escolar pode ocorrer por diversos motivos, especialmente pela falta de controle e planejamento financeiro familiar do aluno.

Ou até mesmo pela redução de renda, tornando a situação ainda mais delicada.

a inadimplência é um grande desafio para as Instituições de Ensino

Lidando com Situações Delicadas

E neste caso, apesar do envolvimento emocional que se tenha com a Instituição, a crise econômica no país levou inúmeras famílias a optarem pelo ensino público, reduzindo custos mensais com educação.

Embora este cenário não seja incomum, é importante observar que os problemas com a inadimplência também podem estar relacionadas à estratégia de cobrança das Instituições.

Falhas administrativas, problemas na gestão financeira, inexistência de políticas de cobrança e ausência de facilitadores de pagamentos, são motivos que podem ocasionar inadimplência escolar.

Neste caso, um ERP de Gestão Educacional é fundamental para acompanhar as métricas de inadimplência, gerenciar dados sensíveis e viabilizar estratégias para combater o problema, identificando dados como:

  • Quem são os inadimplentes?
  • Por quais razões os pagamentos não foram realizados?
  • Existem negociações em andamento?
  • Quais os valores e mensalidades em aberto?
  • Percentual geral de mensalidades em atraso.
  • entre outros dados.

A Meta é: Reduzir a Inadimplência

Leve em consideração cada caso de inadimplência de forma exclusiva e principalmente, sem intimidar os devedores – e sem deixar os direitos da Instituição de lado.

Estruture e Prepare sua Equipe

O primeiro passo, sem dúvida, é contar com uma equipe alinhada para realizar as cobranças.

E quando se fala em cobrança de mensalidades escolares, um assunto delicado como já mencionamos neste artigo, é fundamental que seja conduzido de forma amigável.

Dê liberdade mas estipule metas para que os colaboradores da Instituição possam negociar oferecendo benefícios, sem abrir mão dos interesses da Instituição.

A Perseus conta com a parceria estratégica da Arbrasul, personalizando o atendimento aos clientes no que diz respeito a cobranças e negociações de valores, com sua equipe especializada em Gestão de Cobrança Educacional Integrada.

Este serviço possui condições especiais para as Instituições que utilizam as soluções que desenvolvemos.

Solicite Informações sobre a Arbrasul

A Importância dos Canais de Comunicação

A rotina dos pais e responsáveis é tão intensa quanto a da Instituição. Ou seja, por vezes, os pagamentos deixam de ser realizados por puro esquecimento.

E convenhamos: contar com facilitadores que otimizam a comunicação da Instituição com os alunos, pais e responsáveis, é um forte aliado para reduzir a inadimplência.

E nesta situação, possibilitaria a emissão de lembretes via e-mail, SMS, agenda do aluno, envio de notificações push para celulares e muito mais.

Flexibilize as formas de pagamento das mensalidades

Você sabia que o boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais utilizada na Internet?

Reduzir Inadimplência

As novas tecnologias nos surpreendem frequentemente com suas possibilidades de concretizar compras. Especialmente no ambiente online.

Ainda que o boleto esteja em alta, é importante disponibilizá-lo via sistema, para que os responsáveis tenham em mãos a qualquer momento – inclusive gerando uma segunda via em poucos passos.

Também é interessante possibilitar a cobrança em recorrência no cartão de crédito, de modo que os responsáveis não se preocupem com papéis e burocracias.

E claro: opção de pagamento via transferências PIX.

Ofereça Descontos e Evite a Inadimplência

Estimule os responsáveis financeiros a manterem o pagamento das mensalidades em dia.

Crie benefícios que acrescentem descontos para pagamentos realizados antes da data de vencimento, valores especiais para rematrículas que mantiveram o pagamento em dia durante o período letivo, cupons de sorteio entre os bons pagadores e muito mais.

Automatização de Processos

Um software de Gestão Educacional que contemple satisfatoriamente os processos financeiros da Instituição de Ensino, facilitará a redução da inadimplência.

Através de uma ferramenta desenvolvida para otimizar a gestão, a Instituição terá o auxílio inteligente na identificação de quem está inadimplente, possibilitando a criação de planos de ação mais eficazes no combate aos atrasos de mensalidades.

Qual o Papel do ERP de Gestão Educacional no Combate a Inadimplência?

Um sistema de Gestão Educacional completo, pensado e desenvolvido para otimizar a rotina das Instituições de Ensino, não apenas conduz da melhor forma os setores administrativos, pedagógicos e acadêmicos, como também seus departamentos financeiros.

Como já citado neste artigo, o maior propósito das Instituições, sem dúvida, é oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos, por isso é tão importante contar com tecnologia de ponta para automatizar seus processos e poder dedicar esforços ao educar melhor.

Mas no combate a inadimplência, um ERP Educacional possui um papel estratégico: acompanhar todo histórico de pagamentos, com indicadores que facilitam a supervisão geral e individual de mensalidades em atraso.

Algumas possibilidades que o ERP de Gestão Educacional da Perseus oferece para contribuir na redução da inadimplência:

  • Elimina falhas humanas devido a manipulação manual de dados;
  • Liquida automaticamente os pagamentos realizados;
  • Elabora planos de pagamentos;
  • Automatiza o trabalho de setores de cobrança e financeiro;
  • Movimenta contas a pagar e a receber;
  • Controle de conciliações de movimentos;
  • Recebimento total ou parcial;
  • Várias mensalidades em um único cupom;
  • Integração com impressoras de cupom não fiscal;
  • Estornos e cancelamentos;
  • Relatórios Gerenciais;
  • e muito mais.

Considere contar com uma solução completa para, além de ser fundamental no combate a inadimplência, também contribuir em todos os setores da Instituição.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS