Marketing Educacional: dicas para captar e fidelizar alunos e responsáveis

Com o mercado cada vez mais dinâmico e o grande aumento no número de Instituições de Ensino, ter um sistema de Gestão Educacional altamente eficaz é fundamental, porém,  paralelamente, é importante que as Instituições tenham uma estratégia de Marketing Educacional, capaz de atrair e fidelizar alunos e responsáveis.

marketing educacional e sistema de gestao

Marketing Educacional como aliado na excelência das Instituições

Encantar e  fidelizar clientes é essencial tanto no universo corporativo quanto acadêmico.

Não basta as Instituições de Ensino disporem de bons professores se eles não estiverem alinhados à proposta da Instituição. Para isso, é importante que se construa um trabalho diário de qualidade entre todos envolvidos: docentes, equipe administrativa e apoio.

O sistema de ensino precisa ser arrojado para não apenas atrair, mas encantar e fidelizar alunos e responsáveis. Porém, adotar um sistema de ensino moderno é apenas uma das atitudes que as Instituições precisam tomar.

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Dentro da estratégia de Marketing Educacional, é essencial abordar questões que vão muito além das salas de aula: constante atualização dos docentes, sistema de gestão educacional moderno e eficiente, capaz de acompanhar todas evoluções do mercado de TI, questões extraclasse, que envolvam cidadania, cultura e valores, assim como material didático e instalações modernas.

Além disso, é muito positivo que as Instituições incluam ações extracurriculares que envolvam ativamente os responsáveis, de modo que estes participem da vida escolar dos alunos.

Encantar, Atrair e Fidelizar

Após identificar o público alvo e compreender seus desejos e necessidades com relação a escolha da Instituição de Ensino – desde a educação básica ou para um curso livre ou de Pós Graduação, por exemplo -, é necessário identificar métodos eficientes para atingir este estudante ou responsável, ou seja: o potencial cliente.

Selecionamos algumas dicas básicas, que poderão auxiliar a sua instituição a encantar, atrair e fidelizar este público:

1.Educação e Tecnologia precisam andar lado a lado

Marketing educacional na era digital

Os investimentos em tecnologia são fundamentais, uma vez que já abordamos neste artigo, ter um sistema de Gestão especialista em educação é, sem dúvidas, uma das principais ações dentro da estratégia de Marketing Educacional.

E ter um sistema que atenda as necessidades da Instituição, no que diz respeito aos processos administrativos, financeiros e acadêmicos, será o ponto de partida de todo um planejamento, afinal, é através dele que o relacionamento será automatizado – e otimizado.

Muito mais que diferencial, contar com um sistema completo e robusto, também contribui com a imagem  da mesma perante o mercado.

É preciso compreender que a tecnologia auxilia diretamente na gestão e traz soluções que organizam e automatizam processos de extrema importância no dia a dia das Instituições, afinal, tecnologia gera engajamento e possibilita eficiência no relacionamento.

Outras dicas:

  • Busque no mercado, empresas de Tecnologia da Informação, especializadas em Gestão Educacional;
  • Salas de aula, laboratórios e bibliotecas precisam ter acesso à internet: existem softwares, inclusive, que ajudam a monitorar e controlar os acessos nestes ambientes;
  • Construa e incentive a criação e utilização de materiais digitais;
  • Utilize vídeos, imagens e aplicativos. Envolva-se com as boas possibilidades que a internet e a tecnologia podem proporcionar;
  • Envolva os alunos e colaboradores com a proposta tecnológica. Mas lembre-se do trabalho contínuo para identificar falhas e oportunidades de posicionamento da marca -que vamos abordar no próximo tópico.

2. Invista em canais de comunicação

Invista em Canais de Comunicação e Redes Sociais

Quando você tem alguma necessidade de consumo, seja de produtos ou serviços, por qual meio você costuma buscar informações?

(a) Visitando cada uma das lojas ou empresas que ofereçam as soluções dos seus desejos ou necessidades;
(b) Pesquisando informações na internet (site, blog, redes sociais);

Se você respondeu a segunda opção,  já tem um bom motivo para investir esforços em canais de comunicação. E não estamos falando apenas de telefone, afinal, quem ainda utiliza lista telefônica? Até para encontrar o número de alguma empresa é preciso recorrer à internet na maioria das vezes.

O contato inicial acontece no online, e por este motivo é essencial oferecer valor, experiências e conteúdos aos usuários em seus canais digitais.

Vamos às dicas:

  • Tenha um site atrativo, limpo e organizado. Abasteça com informações, histórico, experiências e conteúdo. Exponha os benefícios e diferenciais de estudar na sua Instituição;
  • Pesquise em quais Redes Sociais o seu público está presente e esteja também por lá. Este é o local onde as pessoas vão interagir, expor suas ideias e interesses;
  • É importante que por trás das Redes Sociais exista alguém responsável por sua administração, focado em relacionamento. Respostas rápidas e feedback online, são fundamentais para manter os canais de comunicação funcionais e eficazes;
  • Crie conteúdo: não basta a instituição estar nas redes sociais se não atualizá-las. Aliás, a falta de atualização pode, justamente, não ser bem vista. É preciso abastece-las com informações relevantes e direcionados;
  • Ainda sobre conteúdo, é interessante que sua Instituição crie um blog e o atualize com frequência. Comunique as ações, exponha o dia a dia (especialmente através de imagens), compartilhe boas histórias relacionadas a sua Instituição e que sejam atrativas para seu público alvo e não deixe de comunicar propostas futuras;
  • Relacionamento na palma da mão: um aplicativo mobile pode fazer total diferença quando o assunto for agilidade de informações.

3. Relacionamento (on e offline) é tudo

Relacionamento on e offline

Uma das maiores falhas no universo corporativo, também cometida no ambiente Educacional, é deixar de lado o relacionamento offline, ou seja, a interação pessoal.

É importante saber ouvir a comunidade escolar: uma vez que o aluno esteja matriculado na Instituição, nada garante que haja fidelização. Marketing Educacional é trabalho contínuo.

Se somar as experiências obtidas no relacionamento online, é possível tomar decisões mais assertivas, ou seja, ter uma visão muito mais ampla e solucionar falhas com muito mais eficiência.

Lembre-se que no mercado educacional, além de atrair e fidelizar clientes, é preciso aliar tudo isso a uma educação de qualidade, com gestão inovadora, de modo que o aluno inicie e conclua os estudos na mesma instituição.

Algumas dicas:

  • Construa canais de diálogo com a comunidade escolar (chats, grupos online, dia da família na escola, retornos e atenção aos feedbacks). Mantenha a proximidade e ouça o que alunos e responsáveis podem contribuir;
  • Informe: não deixe de comunicar quaisquer ações da Instituição, calendário, lembretes, entre outros. De preferência com certa antecedência;
  • Busque serviços de e-mail marketing e dispare newsletter com um compilado de informações relevantes para seu público;
  • Recorra (por quê não?) ao bom e velho jornalzinho impresso de circulação interna: mas lembre-se sempre de evidenciar apenas conteúdos que tenham relevância para seu público
  • E, talvez, a mais importante das dicas: NUNCA deixe alguma reclamação, dúvida ou questionamento sem respostas.

4. A proposta pedagógica da instituição é adequada e atual?

marketing educacional e a proposta pedagogica

Nenhum esforço de Marketing Educacional será eficiente se o modo de ensinar não for atualizado e atrativo. O ensino vai muito além das salas de aula e precisa atender as expectativas dos estudantes e satisfazer o interesse dos responsáveis.

Estimular a participação dos alunos, criar métodos de interação (independente de matéria, curso ou grau), qualificar e atualizar professores, identificar materiais didáticos capazes de atender a proposta pedagógica, são algumas das atitudes a serem tomadas.

O aluno atual é extremamente informado, desejam entender o porque de estudar determinado assunto. Trabalhar com base na inovação, sempre estimulando a participação do aluno (e quando conveniente dos responsáveis), pode ser uma grande alternativa dentro da proposta Pedagógica.

Professores em conjunto com a Instituição, precisam identificar os canais de comunicação mais eficientes para se relacionar com o aluno de forma objetiva no extraclasse e, especialmente, qual linguagem utilizar.

Como tudo, dentro da proposta do Marketing Educacional, é preciso identificar e analisar as falhas, fraquezas, oportunidades e ameaças para então visualizar onde e como deverá investir tempo e energia.

Dicas simples que poderão surtir efeito imediato:

  • Atividades em grupo são excelentes alternativas, inclusive, de trabalhar o espírito de equipe dos alunos;
  • Busque alternar os locais de realização das aulas. Saia do formato padrão;
  • Quando prudente, promova visitas externas que tenham relação com a matéria ou a proposta de ensino;
  • O aluno atual precisa ter voz e vez: sentir-se parte da construção do conhecimento;
  • Lembre-se: a aula é muito mais que um protocolo a ser seguido. É preciso transmitir conhecimento de modo que passe a integrar a vida do aluno;

Marketing Educacional é como um Quebra-Cabeças

Marketing é como um quebra cabeças

Todos esforços de Marketing Educacional são válidos, mas é importante que se compartilhe e troque ideias com todos envolvidos. Lembre-se que o trabalho é contínuo e de constante evolução, especialmente no online, onde é preciso acompanhar as diversas mudanças que o digital proporciona.

E principalmente: conte com um sistema de Gestão Educacional desde o início do processo e implantação de métodos e ações de Marketing Educacional.

A Perseus possui uma equipe comercial preparada para demonstrar todas as possibilidades que um Sistema de Gestão Educacional poderá oferecer para otimizar os processos de sua Instituição.

Entre em contato pelo telefone (51) 3075.7650 ou pelo e-mail comercial@perseus.com.br

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