Migração dos Recursos para o GestorClass

 

Migração de Recursos GestorClass

Migração dos Recursos para o GestorClass: acompanhe o cronograma e saiba quais recursos passam a ser exclusivos da plataforma que substitui o PerseusCloud.

Desde o fim de 2020, a migração dos recursos para o GestorClass vem sendo realizada, ou seja: em breve daremos adeus definitivo ao PerseusCloud.

O que isto significa?

Que as funcionalidades e recursos do sistema serão desativadas de maneira gradual e definitiva no PerseusCloud, passando a operar exclusivamente no GestorClass.

Isto se faz necessário pela proximidade da transição total para o novo (agora já conhecido) ERP de Gestão Educacional da Perseus.

Precisamos ressaltar que esta mudança não se trata de um mero capricho de quem se dedica há mais de duas décadas ao mercado educacional, mas sim pela consequência dos avanços tecnológicos que, sobretudo, nos permitem inovar e oferecer o que há de mais moderno em Softwares de Gestão Educacional.

Acompanhe o Cronograma de Migração dos Recursos:

A partir da versão de dezembro/2022, os recursos a seguir estarão disponíveis somente na plataforma GestorClass:

  • Segurança de Menu;
  • Segurança de Processos;
  • Segurança de Relatórios;
  • Segurança de Grupos e Usuários;
  • Configuração SMTP;
  • Relatórios;
  • Sistema de Avaliação Básico;
  • Orçamentos;
  • Movimentos Financeiros;
  • Caixa;
  • Recursos de Aula;
  • Disciplinas Superior;
  • Atividade Complementar Superior.

A partir da versão de novembro/2022, os recursos a seguir estarão disponíveis somente na plataforma GestorClass:

  • Secretaria (Cadastros Gerais – Escolas – Períodos – Salas – Efetividades – Informativos Web – Países/estados/cidades – Unificação de Entidades);
  • Acadêmico (Estrutura Acadêmica);
  • Financeiro (Cadastros Gerais – Centro de Custos – Categorias – Bancos – Parâmetros);
  • Atendimento (todo o menu).

A partir da versão de maio/2022, os recursos a seguir estarão disponíveis somente na plataforma GestorClass:

  • Cadastro de Pessoas;
  • Busca de Pessoas.

*em todos os níveis de ensino.

Lembrando que ao acessar o hub do sistema (https://suainstituição.perseus.com.br) já é possível identificar o botão de ingresso no GestorClass. Exemplo:

Hub de acesso do cliente | GestorClass está destacado em verde

Migração dos Recursos

Toda transição requer cautela.

Por isso, a migração dos recursos vem sendo executada por etapas, de acordo com o processo de transição guiado, que objetiva preparar todos os usuários a fazer melhor uso das soluções, compreendendo suas funcionalidades e facilitando as operações.

Saiba Mais Sobre os Recursos já Migrados

  • Secretaria Básico

O menu Secretaria Básico, compreende o cadastro geral de informações como: tipo de curso, escolas, períodos, salas, informativos web, entre outros.

Veja no menu, em destaque, quais recursos já foram migrados:

Secretaria Básico

  • Acadêmico

Recursos da estrutura acadêmica também já foi migrada para o GestorClass.

Processos como cadastro de cursos, documentos, coordenador , dias não letivos, entre outros, estão disponíveis exclusivamente no GestorClass:

Estrutura Acadêmica

Outros recursos da estrutura acadêmica também migrados para o GestorClass:

– Cadastro de séries, planos de estudos e horários;

– Informações sobre coordenadores;

– Configuração de habilidades e competências, observações de boletim;

– Vinculação de parâmetros e padrões;

– Cadastro de turmas;

– Criação de grade horária;

– Cadastro de feriados;

– Gerar Cronogramas.

  • Financeiro 

Alguns recursos do menu financeiro também já foram migrados para o GestorClass e passam a ficar indisponíveis no Perseus Cloud. São eles:

– Cadastros Gerais (tipo de banco, aplicações, cartões de crédito e outros documentos);

– Centro e Subcentro de Custos (cadastrá-los e inseri-los na estrutura acadêmica);

– Categorias e Subcategorias Financeiras (cadastro de tipos de categoria financeira e configuração de rateio automático de centro/subcentro de custos);

Cadastro de Contas
Menu Cadastro de Contas

– Parâmetros (cadastro de acréscimos e descontos, configuração da classificação, aplicação e validade);

– Bancos (edição de mensagem fixa e observações de boletos, prazos de impressão de boletos no portal educacional, definição de unidades permitidas, modelos, entre outros recursos relacionados ao menu);

Menu Bancos
Na tela de Bancos, selecione o banco desejado para realizar as edições necessárias.
  • Atendimento

O menu atendimento foi totalmente migrado.

Agora, para cadastrar e configurar permissões de operações e processos, tipos de protocolo, central de atendimento no Portal Educacional, atividades complementares, além de relatórios de atendimento e personalização da árvore de relatórios, são recursos que passam a ser exclusivos da plataforma GestorClass.

  • Cadastro de Pessoas

O Cadastro de Pessoas compreende uma finalidade de extrema importância, exigindo atenção e tratando com organização e segurança os dados pessoais, de contato, dados acadêmicos, documentos e informações gerais – sejam de alunos, responsáveis ou professores.

A etapa que antecede a criação de um perfil, exige o Cadastro de Pessoas (que armazena os perfis). Ou seja: se a pessoa é aluno e também professor na mesma Instituição, ela não terá dois cadastros, mas seus perfis deverão ser habilitados de acordo com suas atribuições.

Para mais informações, acesse o menu pessoas (1), habilite o ‘saiba mais’, clicando no ícone de interrogação na parte superior da tela (2) – caso não esteja ativo, e clique na interrogação azul que será habilitada (3) para visualizar a descrição e detalhes sobre os perfis (4):migração de recursos - menu pessoasPara adicionar uma nova pessoa, basta clicar no botão ‘adicionar’ (+), em azul, localizado na parte superior da tela.

A tela principal de Cadastro de Pessoas, traz o campo de inserção do nome civil (conforme consta nos documentos) e também a opção de nome social.

Embora seja indicado o preenchimento total das informações, existem campos que são obrigatórios e estão sinalizados por um asterisco (*).

No campo ‘Filiação’, porém, é necessário cadastrar uma pessoa e posteriormente criar um perfil de responsável para a mesma.migração de recursos

É aconselhado o preenchimento total dos campos, mesmo aqueles que não estejam sinalizados por um asterisco (*), que indica obrigatoriedade da informação. Após a criação da pessoa, também é possível inserir uma foto da mesma, clicando sobre a imagem indicada abaixo. Além disso, é fundamental o preenchimento dos dados de contato, como telefone, e-mail e também as informações residenciais:migração de recursosNão esqueça de clicar em ‘salvar’ após finalizar a inserção das informações.

Ao digitar o CEP, no campo indicado em ‘Endereço Residencial’, o sistema automaticamente buscará o nome da rua, sendo necessário apenas preencher as informações faltantes, como número e complemento, quando houver.

No Cadastro de Pessoas existem outras informações, além de “pessoal” que podem (ou devem) ser preenchidas. São elas:

  • Acadêmico:  informações referentes a escola do ensino médio, ensino superior e outras informações acadêmicas;
  • Documentos: permite a inserção de documentos gerais como CPF, passaporte, RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), identificação social, identidade, carteira de trabalho, certificado militar, título de eleitor, entre outros;
  • Ficha Médica: dados sobre o tipo sanguíneo, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e redução de vagas (destinado à pessoas com necessidades especiais, para melhor organização e estrutura física de uma turma, por exemplo);
  • Cobrança: as informações exigidas neste campo são de extrema importância, pois, o endereço de cobrança cadastrado, será requerido para registro de boletos. Se o endereço for o mesmo endereço pessoal, basta clicar no ícone sinalizado por três pontos, onde constam as opções de copiar endereço pessoal, profissional ou outros:
    Endereço de Cobrança
  • Profissional: inserção dos dados de local de trabalho, ocupação e área. Se a informação do endereço estiver preenchida, a opção de ‘copiar endereço profissional’, no menu cobrança, também estará habilitada, sendo possível copiar – conforme mencionado acima;
  • Financeiro: referem-se aos dados de tributação, destinados a geração de notas fiscais;
  • Outras Informações: dados relacionados ao responsável pedagógico, religião, raça, data de ingresso na Instituição, autorização de imagem, benefícios e outras considerações.

É preciso destacar que os passos citados acima são relacionados ao Cadastro de Pessoas. Toda pessoa que possua algum relacionamento com a Instituição (responsável, professor, usuário ou outros), exige um cadastro.

Para que um ou mais perfis sejam vinculados a esta pessoa cadastrada, é preciso indicar em ‘Novo Perfil’, como mostra a imagem que segue:Cadastro de PessoasNo exemplo, Laura Almeida – que já possui em seu cadastro o perfil de aluno habilitado, pode ter outra relação com a Instituição de Ensino (por exemplo, professor). Neste caso, não se deve criar outro cadastro, mas apenas habilitar mais um perfil para a mesma pessoa. Laura, portanto, estuda mas também atua como professora nesta Instituição de Ensino.

  • Busca de Pessoas

O recurso Busca de Pessoas foi aprimorado e viabiliza a rápida localização de uma ou mais pessoas por meio do nome social, CPF ou E-mail:Busca de Pessoas

Ao lado do campo de pesquisa, em destaque na imagem acima, também é possível filtrar a busca por meio de diversos filtros disponíveis: perfil, nome civil, data de nascimento, sexo, tipo de pessoa, se estrangeira, curso, curso e série, curso, série e turma,  status de matrícula, data de matrícula, código do aluno, código do responsável e código do professor.

migração de recursos
A filtragem avançada permite a localização facilitada de informações a respeito de uma ou mais pessoas, como por exemplo, todas as pessoas relacionadas a um mesmo responsável.

Neste exemplo, a busca foi filtrada por ‘nome civil’ Laura:Filtragem Avançada

Perceba que, quanto mais informações forem inseridas no Cadastro de Pessoas, mais possibilidades de localizá-la na Busca de Pessoas.

Além disso, esteja atento a filtragem ao realizar uma busca, pois ela pode limitar sua pesquisa. Para limpar a filtragem, basta clicar em ‘Limpar filtros’:

Migração de Recursos

Fique Sempre Atualizado com as Capacitações Online do GestorClass

A partir de agora, a migração dos recursos será cada vez mais acelerada, pois entramos na etapa final da transição do PerseusCloud para o GestorClass.

Reserve algumas horas e mantenha as Capacitações Online do GestorClass em dia. Esta atualização é primordial para que os usuários possam extrair todo potencial que o sistema oferece e todas as aulas referentes a estas migrações já estão disponíveis.

Além das orientações detalhadas sobre a migração dos recursos citados neste artigo, outras videoaulas sobre os demais recursos da ferramenta, também estarão disponíveis – e as capacitações estão liberadas gratuitamente, por tempo limitado, a todos usuários que passarão pela transição entre os sistemas.

Acompanhe também nosso blog e fique atento ao seu e-mail para receber todas as comunicações relacionadas a esta e outras transformações que o mercado educacional possibilita – e também exige.

Comente o que Achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS