Mudanças no MEC e Ensino a Distância: Adaptação e Flexibilização

Mudanças no MEC: a lei nº 13.415/2017 alterou as diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo anual de aulas de 800 para 1.000 horas até 2022, definindo uma nova e mais flexível organização curricular, contemplando uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A mudança visa garantir a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, aproximando as escolas às mais diversas realidades dos brasileiros, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e vida em sociedade.

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Segundo o Portal do MEC, BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de Ensino de todo país.

A Base trará os conhecimentos essenciais, competências, habilidades e aprendizagens pretendidas para jovens e crianças em cada etapa da educação básica.

A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no Brasil por meio de uma referência comum obrigatória para todas Instituições de Educação Básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.

Sua carga horária deverá ter até 1800 e a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha de cada estudante.

Como Ficam as Mudanças do MEC Diante da Pandemia e o Ensino a Distância?

No início da pandemia do coronavírus no Brasil, em março de 2020 o MEC se viu na obrigação de tornar o ensino mais flexível, permitindo que as Instituições de Ensino adotassem o EAD emergencialmente, como uma possibilidade de minimizar os impactos na educação.

Já no mês de Abril de 2020, o MEC recebeu do Conselho Nacional de Educação (CNE) um documento que trata as diretrizes do Novo Ensino Médio, baseando-se em debates na CNE com o aporte de quase 100 áreas da educação no país.

Já no mês de Junho, este documento foi homologado, permitindo que as Instituições de Ensino passem a atuar com as devidas alterações, concedendo também a permissão de estruturar as novas formas de oferta do novo ensino médio.

Como será a partir de agora?

A partir de agora, diante de tantos desafios e imprevistos que o ano nos trouxe (e ainda nos traz), existe uma certeza: quando se trata de gestão educacional, é imprescindível contar com um sistema completo, que saiba acompanhar as mudanças, sejam elas repentinas ou não.

Automatize processos e qualifique o relacionamento da sua Instituição com uma ferramenta completa, que possui funcionalidades indispensáveis para sua Instituição educar melhor.

Além disso, seja a distância ou presencialmente, é fundamental otimizar os processos administrativos, financeiros e pedagógicos da Instituição, para que qualquer nova mudança – seja ela prevista ou não – sofra os menores impactos possíveis.

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