PERSEUS NEWS – Melhorias e Inovações | Versão 20180528

Perseus News | Versão 20180528

Uma nova versão do Perseus Cloud já está disponível e é essencial que seja atualizada imediatamente.

Durante o mês de junho, nosso Certificado Digital – responsável por permitir a execução de processos que necessitam de acesso ao sistema operacional, expirou, e sua nova versão já está disponível.

Caso a nova versão do certificado não seja aplicada, o acesso ao sistema Perseus Cloud ficará indisponível.

  • Importante: Aos usuários que receberem o aviso pedindo a instalação do Certificado Digital em seu acesso ao sistema, assegurem-se que o mesmo seja instalado como administrador em suas máquinas, garantindo assim que as funcionalidades do sistema continuem a ocorrer normalmente.

Confira as principais melhorias, inovações e outras alterações implementadas para os usuários do nosso ERP de Gestão Educacional.

Perseus News

Principais Melhorias

Gestão Educacional Cloud

  • Novo Recurso na Tela de Configurações do Cloud:

Criado novo recurso para, quando a opção “Utilizar o nome das entidades com letras maiúsculas” estiver marcada, o nome e nome civil na tela de pessoas, será cadastrado com todas as letras maiúsculas:Perseus News

Perseus NewsObservação: Os nomes cadastrados no sistema antes da criação deste recurso permanecerão com a formatação original:
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Gestão Educacional Cloud – Financeiro

  • Alterada a regra de geração de notas fiscais: 

No que diz respeito às parcelas renegociadas, foi alterada a regra de geração de notas fiscais. Até então, não era possível realizar a geração de notas para mensalidades de renegociação, ainda que a(s) mensalidade(s) de origem não tivessem notas geradas.

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A partir de agora, será possível gerar notas fiscais para mensalidades de renegociações, salvo casos em que alguma mensalidade, a qual gerou a renegociação, já tenha nota fiscal vinculada. Neste caso o bloqueio persistirá:

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  • Processo para propagação de parâmetros: Criado novo processo financeiro para realizar a propagação de parâmetros nas unidades de um determinado currículo. Este processo está disponível para o Superior e Pós-graduação.

Na primeira etapa, o usuário selecionará os filtros desejados conforme podemos visualizar na imagem 1:
Processo para propagação de parâmetros

Após aplicar os filtros desejados e avançar, o usuário irá inserir os parâmetros que deseja propagar nas unidades (imagem 2):
Processo para propagação de parâmetros

Por fim, na terceira etapa (imagem 3), o usuário selecionará quais unidades ele deseja propagar os parâmetros. É importante ressaltar que serão exibidas somente as unidades vinculadas ao currículo selecionado na primeira etapa:
Processo para propagação de parâmetros

Ao final do processo exibirá uma mensagem confirmando a execução (imagem 4):
Processo para propagação de parâmetros

 

  • Alteração na Tela de Recebimento do Caixa:

alterada tela de recebimento do caixa para preencher automaticamente os campos (Emissão, Bom para, Emitente, Aluno e Status) quando selecionado o tipo de pagamento “Cheque”, conforme podemos visualizar na imagem 1:
Alteração na Tela de Recebimento do Caixa

Dados:

  • Emissão e Bom para: Data da operação;
  • Emitente: Responsável Financeiro;
  • Aluno responsável: Aluno;
  • Status: Aberto (padrão).

Gestão Educacional – Secretaria Educação Básica

  • Opção “Aluno”, presente nas avaliações parciais, passa a se chamar “Multidisciplinar”: 

No entanto, a mudança é apenas visual, a fim de deixar mais clara sua finalidade.

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  • Adicionada nova configuração no cadastro de sistemas de avaliação:

Agora será possível bloquear a edição da opção “Multidisciplinar” (antes chamada de “Aluno”), por parte de professores e coordenadores no Portal Educacional. Sendo assim, quando a opção estiver marcada apenas supervisores poderão alterar a opção.

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  • Criado novo processo para realizar a exclusão de avaliações parciais:

Criado novo processo para realizar a exclusão de avaliações parciais, conforme podemos observar na imagem 1:
Perseus NewsEste processo realizará a exclusão com base nas disciplinas selecionadas pelo usuário após realizar a filtragem necessária, como mostra a imagem 2:
Perseus NewsNeste processo, é verificado se as avaliações a serem excluídas já possuem notas lançadas. Em caso positivo, a mesma não será excluída e será exibida uma mensagem de aviso ao usuário. Caso contrário, o processo será executado com sucesso e a exclusão será efetuada, retornando um aviso de sucesso no processo (imagem 3):
Perseus News

Gestão Educacional Cloud – Secretaria Superior

  • Foram adicionados campos de data inicial e final no cadastro de habilidades na unidade, em Estrutura Acadêmica:

Assim como no cadastro de cursos, as datas determinam se a habilitação está ativa ou não. Caso a data atual esteja entre o intervalo de datas configuradas, o curso é considerado como “Ativo”. Caso contrário, “Inativo”.A filtragem de habilitações ativas e inativas pode ser configurada ao marcar ou desmarcar a opção “Ativos”, no topo da página.
Secretaria Superior

Gestão Educacional Cloud – Secretaria

  • Adicionada nova opção de cadastro de Tipos de Ocorrências: 

Foi adicionada uma nova opção no Cadastro de Tipos de Ocorrências, que determinará se o tipo estará ativo ou não. Apenas tipos ativos estarão disponíveis para seleção ao lançar uma ocorrência.
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Gestão Educacional – Tesouraria

  • Adicionada uma nova configuração no cadastro de unidades:

Agora é possível informar o valor mínimo para habilitar a integração. Dessa forma, além de poder limitar o pagamento pelo integrador, com base nos dias anteriores e após o vencimento, também será possível limitar pelo valor do título.

Perseus News - Tesouraria

Perseus Cloud – Unificação de entidades

  • Implementada a unificação de entidades para professores, Identificações e usuários:

foram unificados os registros das entidades de origem para a de destino, apagando as mesmas após o processo.
Perseus News - Unificação de entidades

Portal Educacional

  • Nova Configuração no Cadastro de Bancos:

foi adicionada uma nova configuração no cadastro de bancos, onde podemos definir se as mensalidades geradas pelo mesmo, ficarão disponíveis para o aluno/responsável apenas se a mesma possuir registro nos dados de retorno bancário.
Portal Educacional

Processo Seletivo

  • Implementado pagamento de boleto via PagSeguro no módulo de processo seletivo:

Para utilizar a nova ferramenta, a instituição deve possuir ao menos uma unidade configurada com as credenciais da conta do PagSeguro (imagem 1):
Processo SeletivoApós a configuração da unidade, nas configurações do processo seletivo, agora teremos a nova opção de pagamento via PagSeguro, simultaneamente com a geração padrão de boletos. Para isso, deve-se escolher qual unidade será utilizada para buscar as configurações do PagSeguro no processo seletivo (imagem 2):
Processo Seletivo

Após o processo de configuração, entre em contato com a Perseus para configurar a URL de notificação na conta do PagSeguro.

Processo Seletivo

  • Nova Opção para desfazer apuração de um Processo Seletivo:

Criada nova opção a qual permite desfazer a apuração de um processo seletivo. Essa opção deve ser utilizada com cautela, tendo em vista que a mesma irá excluir o resultado dos candidatos e estes já podem ter tido acesso a essa informação:

Perseus News

Para que o usuário possa realizar o processo, é necessário que o mesmo tenha permissão conforme a imagem abaixo:Perseus News

Matrícula

  • Nova validação a nível de curso no inscrição online:

implementada nova validação, onde podemos bloquear o acesso de alunos que possuam matrículas ativas em outras unidades. Diferente da unidade do processo de inscrição selecionado, esta configuração só poderá ser usada quando o processo possuir uma unidade cadastrada:

Matrícula


Matrícula - Perseus News


Outras Alterações

  • Matrícula: 

– Não sera exibido o campo ‘Não sou aluno’ caso haja um curso de origem cadastrado no matricula online;

 – Realizado ajustes de responsividade na exibição de algumas páginas que não se adequavam corretamente em smartphones;

– Ajustado o cadastro de documentos por curso no matrícula on-line, para não permitir cadastros de documentos com o mesmo nome e não propagar documentos duplicados;

  • Gestão Educacional Cloud:

– Realizada alteração dos campos de Alíquota;

– Realizada alteração nos campos para preenchimento de alíquotas para permitir valores nulos;

  • Gestão Educacional Cloud – Secretaria:

– Foi corrigido um erro no processo de lançamento de atestados, que ocorria em casos onde o aluno não estivesse cursando todas as disciplinas de uma série;

  • Gestão Educacional – Caixa: 

– Realizada alteração na forma atual de estorno no caixa. Agora será apresentada uma tela onde o usuário poderá optar por estornar na data de pagamento ou selecionar uma data específica para estorno;

  • Gestão Educacional Cloud – Secretaria Superior:

– Ajustado os casos onde, ao realizar a matrícula de um candidato que já possuía um perfil diferente de “Aluno”, era criado uma nova pessoa. Agora, ao matricular um candidato que já exista o cadastro de seu CPF, o aluno será adicionado para este perfil de pessoa existente;

– A listagem das datas relacionadas às etapas dos concursos, agora, está sendo feita em ordem de data. Anteriormente, eram ordenadas pelo horário, deixando as datas fora do padrão;

– Implementado na transferência de turma, do tipo nova matrícula, importar as notas das avaliações parciais da turma antiga para a nova, desde que as mesmas possuam a mesma sigla e etapa cadastradas;

– Ajustado para, quando o status de matrícula possuir uma mudança no status de histórico, somente alterar a data final do mesmo quando o status não possuir a configuração “Cursando” habilitada;

– Criada validação no cadastro de status de histórico, para não permitir configurar um status com “pré-matricula” e “cursando” habilitados simultaneamente;

– Criada validação no cadastro de status de matrícula para não permitir configurar um status com “pré-matricula” e “matriculado” habilitados simultaneamente;

– Adicionado o campo “sigla”, na abertura de semestre, evitando assim erro de cadastro quando a mesma já existir para outro período, possibilitando a mudança do mesmo. Ajustado também para permitir cadastrar letras no campo “sigla”.

  • Gestão Educacional Cloud – Secretaria Básico:

– Foi realizado um ajuste no processo de propagação de avaliações parciais, onde ela não ocorria em casos em que o tamanho código do curso de destino era maior que 3. Também foi ajustado um problema onde as avaliações não eram propagadas, caso as etapas que não fossem selecionadas já tivessem avaliações;

  • Gestão Educacional Cloud – Financeiro:

– Corrigida a situação em que o processo de remoção de concessões, disponível na tela de cadastro de parâmetros, não estava excluindo as concessões selecionadas;

–  Foi adicionada uma nova configuração no cadastro de unidades, que determina se o sistema validará a data e hora da última nota fiscal emitida ao gerar e emitir novas notas fiscais;

– Criada validação para não permitir a exclusão de um parâmetro quando o mesmo possuir item vinculado a ele (Mensalidades geradas utilizando o parâmetro).

  • Gestão Educacional Cloud – Administração:

– Criado campo no cadastro de Unidades, para que seja possível definir um Código Externo;

  • Gestão Educacional:

– Adicionado códigos de categoria para customizar o tipo de pessoa utilizada nas configurações do Pergamum em: Configurações web >> Biblioteca.

  • Processo Seletivo:

– Ajustado o processo de matrícula de candidatos para que no momento da matrícula leve também a foto do candidato para o seu cadastro de pessoa;

– Criada nova configuração no processo seletivo para o ENEM. Agora será possível tornar a média do ENEM facultativa, caso a opção “Nota facultativa para o ano atual” estiver marcada e o ano de realização do ENEM for o ano vigente;

  • Portal Educacional:

– Ajustado os lançamentos de frequências do ensino superior, para que quando uma disciplina for compartilhada por mais de um professor, em horários diferentes, não permita o lançamento de frequência em períodos de outro professor e vice-versa;

– Corrigido erro que ocorria ao tentar acessar uma turma com cronograma gerado e sem etapa definida, ao lançar uma frequência no portal educacional;

  • Portal Educacional – Básico:

– Corrigido erro no Portal Educacional, que ocorria quando um usuário com login de professor tentava incluir arquivos para a turma na opção ‘arquivos’ do básico;

  • Perseus Mobile:

– Adicionado o recurso de triagem de notas presente no Portal Educacional. Caso o mesmo seja utilizado, as notas ficarão visíveis para pais e alunos apenas após a liberação por parte do supervisor/coordenador;

– Realizada correção no aplicativo mobile para emitir boleto sem alterar a data de emissão do mesmo.  Nos casos onde o boleto ainda não havia sido emitido, o aplicativo irá inserir a data de emissão.

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