Estratégias para Reduzir a Inadimplência e Educar Melhor

Reduzir a inadimplência é fundamental para que as Instituições de Ensino possam Educar melhor.

Uma análise realizada em 2018 pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), revela que a inadimplência com mensalidades de Escolas, Cursos e Faculdades, correspondem a 7,5% das negativações dos entrevistados, atrás apenas do cartão de crédito, crediário de lojas e serviços de telefonia.

Reduzir a Inadimplência Não é Uma Tarefa Simples

Combater a inadimplência, especialmente no ambiente educacional, não é uma tarefa simples.

Reduzir a Inadimplência Não é Uma Tarefa Simples

Além de envolver uma questão naturalmente delicada, também contempla toda trajetória de relacionamento entre a Instituição e seus alunos e responsáveis.

E uma relação delicada como esta, merece a devida atenção das Instituições de Ensino, afinal, ela deve concentrar seus maiores esforços em sua razão de existir: no Ensino e o Educar melhor.

Estratégias para Reduzir a Inadimplência

Não existe receita ou mágica. Mas existem estratégias que impactam diretamente na possibilidade de reduzir a inadimplência no ambiente escolar. São Elas:

  • Facilite o Pagamento

Atrasar um pagamento nem sempre é sinônimo de dificuldade financeira.

Falta de tempo também é motivo frequente para o aumento do índice da inadimplência, e ela pode ser facilmente solucionada, proporcionando opções facilitadas de pagamento aos clientes.

Hoje é possível realizar pagamentos sem sair de casa, até mesmo através de um smartphone. A sua Instituição de Ensino pode (e deve) oferecer opções facilitadas e seguras para os pagamentos de mensalidades.

renegocie dívidas para reduzir a inadimplência

  • Renegocie Dívidas

Por outro lado,  quando mensalidades se acumulam, pode indicar dificuldades financeiras.

Se o débito continuar crescendo, é muito provável que não haja condições de quitá-los imediatamente.

De acordo com a lei, um aluno não pode ser privado de assistir às aulas do ano letivo e a Instituição de Ensino também fica impedida de cancelar uma matrícula ou dificultar sua transferência para outra Instituição, podendo apenas negar sua rematrícula para o próximo período letivo.

Assim sendo, a melhor saída é renegociar as dívidas: oferecer descontos e parcelamentos do débito, podem ser uma forma de resolver o problema sem transformá-lo em uma batalha judicial.

Renegocie dívidas para reduzir a inadimplência

  • Envie Lembretes

A vida é corrida, repleta de compromissos e obrigações. Inclusive financeiras.

Por isso mesmo, não é indelicado enviar avisos e lembretes alertando o vencimento das mensalidades.

Identifique e notifique os responsáveis financeiros inadimplentes, para que regularizem suas situações.

Envie lembretes de vencimento das mensalidades e reduza a inadimplência

  • Recompense o bom pagador

Recompensas podem ser fornecidas (e entendidas) de diversas formas. E isto também pode ser considerada como uma ação de relacionamento da Instituição de Ensino.

Brindes, descontos e qualquer boa impressão, é uma estratégia que traz resultados para reduzir a inadimplência.

Tenha sempre boas ideias para driblar e reduzir a inadimplência

  • Sistema de Gestão de Cobrança Integrada

Nós entendemos perfeitamente como é próxima e delicada a relação entre uma Instituição de Ensino e seus alunos e responsáveis. Por isso não é simples envolver questões financeiras na relação.

A Perseus estabeleceu uma parceria com a Arbrasul, empresa que há mais de 18 anos é especialista na Gestão de Cobrança Integrada para Instituições de Ensino em todo país.

O sistema – Integrado ao Perseus Cloud – garante não apenas a recuperação de valores, mas também a manutenção dos ativos nas Instituições assessoradas, garantindo resultados surpreendentes para as Instituições, mediante a redução da inadimplência. E o que é melhor: não há custos de contratação.

Gestão de Cobrança Integrada

Para Educar Melhor

A razão da existência de uma Instituição de Ensino é propagar o conhecimento. Mas para que isso ocorra, existe uma série de processos acadêmicos, administrativos e financeiros que dependem uns dos outros.

Concentrar esforços no principal objetivo das Instituições, geralmente, requer uma saúde financeira estável, e reduzir a inadimplência para realizar investimentos é fundamental para Educar Melhor.

Para sua Instituição Educar Melhor

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS

Social