Reduzir a inadimplência é fundamental para que as Instituições de Ensino possam Educar melhor.
Uma análise realizada em 2018 pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), revela que a inadimplência com mensalidades de Escolas, Cursos e Faculdades, correspondem a 7,5% das negativações dos entrevistados, atrás apenas do cartão de crédito, crediário de lojas e serviços de telefonia.
Reduzir a Inadimplência Não é Uma Tarefa Simples
Combater a inadimplência, especialmente no ambiente educacional, não é uma tarefa simples.
Além de envolver uma questão naturalmente delicada, também contempla toda trajetória de relacionamento entre a Instituição e seus alunos e responsáveis.
E uma relação delicada como esta, merece a devida atenção das Instituições de Ensino, afinal, ela deve concentrar seus maiores esforços em sua razão de existir: no Ensino e o Educar melhor.
Estratégias para Reduzir a Inadimplência
Não existe receita ou mágica. Mas existem estratégias que impactam diretamente na possibilidade de reduzir a inadimplência no ambiente escolar. São Elas:
- Facilite o Pagamento
Atrasar um pagamento nem sempre é sinônimo de dificuldade financeira.
Falta de tempo também é motivo frequente para o aumento do índice da inadimplência, e ela pode ser facilmente solucionada, proporcionando opções facilitadas de pagamento aos clientes.
Hoje é possível realizar pagamentos sem sair de casa, até mesmo através de um smartphone. A sua Instituição de Ensino pode (e deve) oferecer opções facilitadas e seguras para os pagamentos de mensalidades.
- Renegocie Dívidas
Por outro lado, quando mensalidades se acumulam, pode indicar dificuldades financeiras.
Se o débito continuar crescendo, é muito provável que não haja condições de quitá-los imediatamente.
De acordo com a lei, um aluno não pode ser privado de assistir às aulas do ano letivo e a Instituição de Ensino também fica impedida de cancelar uma matrícula ou dificultar sua transferência para outra Instituição, podendo apenas negar sua rematrícula para o próximo período letivo.
Assim sendo, a melhor saída é renegociar as dívidas: oferecer descontos e parcelamentos do débito, podem ser uma forma de resolver o problema sem transformá-lo em uma batalha judicial.
- Envie Lembretes
A vida é corrida, repleta de compromissos e obrigações. Inclusive financeiras.
Por isso mesmo, não é indelicado enviar avisos e lembretes alertando o vencimento das mensalidades.
Identifique e notifique os responsáveis financeiros inadimplentes, para que regularizem suas situações.
- Recompense o bom pagador
Recompensas podem ser fornecidas (e entendidas) de diversas formas. E isto também pode ser considerada como uma ação de relacionamento da Instituição de Ensino.
Brindes, descontos e qualquer boa impressão, é uma estratégia que traz resultados para reduzir a inadimplência.
- Sistema de Gestão de Cobrança Integrada
Nós entendemos perfeitamente como é próxima e delicada a relação entre uma Instituição de Ensino e seus alunos e responsáveis. Por isso não é simples envolver questões financeiras na relação.
A Perseus estabeleceu uma parceria com a Arbrasul, empresa que há mais de 18 anos é especialista na Gestão de Cobrança Integrada para Instituições de Ensino em todo país.
O sistema – Integrado ao Perseus Cloud – garante não apenas a recuperação de valores, mas também a manutenção dos ativos nas Instituições assessoradas, garantindo resultados surpreendentes para as Instituições, mediante a redução da inadimplência. E o que é melhor: não há custos de contratação.
Para Educar Melhor
A razão da existência de uma Instituição de Ensino é propagar o conhecimento. Mas para que isso ocorra, existe uma série de processos acadêmicos, administrativos e financeiros que dependem uns dos outros.
Concentrar esforços no principal objetivo das Instituições, geralmente, requer uma saúde financeira estável, e reduzir a inadimplência para realizar investimentos é fundamental para Educar Melhor.