5 Importantes Observações para Planejar o Novo Ano Letivo

Planejar o ano letivo é uma responsabilidade muito grande. Especialmente após um período tão intenso, como o ano que passou.

Mas apesar do momento ainda ser de incertezas, é nesta época de férias escolares que acontece um trabalho fundamental nas Instituições de Ensino: o planejamento do ano letivo.

Neste artigo, reunimos 5 importantes observações (e questionamentos) para o início do próximo ano letivo – que será de muito trabalho.

professores em planejamento de ano letivo

Revisar, Reconsiderar e Repensar a Escola

Planejar o ano letivo nunca foi uma tarefa simples de ser de ser concluída. Nem mesmo em ‘tempos normais’.

A montagem de um projeto de gestão e ensino, leva em consideração questões administrativas, financeiras, acadêmicas e pedagógicas.

E claro, acima de tudo está o principal objetivo de toda Instituição: educar melhor e garantir o aprendizado do aluno.

professores em planejamento de ano letivo

Mas para que se estruture um excelente planejamento para o novo ano letivo – especialmente o próximo, já que ainda vivemos momentos tão incertos devido a pandemia do coronavírus, é preciso considerar algumas importantes observações e discuti-las em equipe.

Para isso, reunimos brevemente algumas observações e que podem render bons debates ao planejar o novo ano letivo.

Planejando o Novo Ano Letivo

1 – Compartilhe o Planejamento

Não tão óbvio quanto o título deste tópico parece ser, compartilhar o planejamento do ano letivo pode ser traduzido em ações de engajamento.

Promova pequenos agrados, com mensagens diretas e indiretas que estimulem o comprometimento das equipes e o cumprimento dos objetivos da Instituição.

Um planejamento de ano letivo envolve muitas pessoas, de diferentes personalidades e formas de pensar, mas para de fato acontecer depende exclusivamente que os envolvidos entendam sua importância, abracem e  pluralizem as propostas.

Ou seja: compartilhar não é simplesmente dizer o que precisa ser feito. É preciso ‘vender’  as ideias.

2 – Comunicação Fácil, Objetiva e Sempre Cativante

Consolidar o relacionamento com alunos, familiares, comunidade escolar e acadêmica.

Comunicar em redes sociais é extremamente importante, mas aqui falamos inclusive sobre a comunicação formal.

É preciso promover um relacionamento próximo e cativante, seja de forma escrita ou falada, mas acima de tudo de maneira eficaz.

E isto é algo que precisa estar alinhado entre todos: gestores, colaboradores e professores.

Dê identidade ao relacionamento da sua Instituição.

3 – Treinamentos e Capacitações

Depois de tudo que aconteceu em 2020 e as incertezas que permanecem neste novo ano, deixar de treinar e capacitar as equipes da Instituição, seja de colaboradores, gestores ou professores, é um erro gravíssimo.

Mas os treinamentos e capacitações não podem ser vistos como cansativos.

Neste novo ano letivo, encontre formas de demonstrar a importância e o valor agregado nestas atividades que são fundamentais para a gestão educacional – independente se os treinamentos forem presenciais ou online.

ano-letivo-capacitações

4 – Gestão Financeira

Poderia, talvez, ser o primeiro item da lista.

Não que necessariamente nossas observações tenham ordem de importância, afinal, todas são, mas a gestão financeira é quem dita as ‘regras do jogo’.

Analisar o orçamento da Instituição, atento aos gastos e oportunidades de investimentos, é indispensável ao se planejar os objetivos para um novo ano letivo.

É claro que não é simples tomar decisões, especialmente envolvendo finanças.

Ainda mais em escolas e universidades, onde além de pagar e receber, é necessário ter controle de inadimplência e absoluta harmonia com a gestão administrativa.

5 – Invista em Tecnologia. Sempre

Se a tecnologia não para de surpreender, a sua Instituição de Ensino precisa ser surpreendedora.

Utilizar tecnologias educacionais já não deveria mais ser um objetivo do planejamento do ano letivo, mas sim, uma realidade das Instituições de Ensino, permitindo que modernidade aprimore e automatize seus processos administrativos, financeiros, acadêmicos e pedagógicos.

Adiar os planos de aquisição de uma ferramenta realmente eficaz, que potencialize os resultados da Instituição e dê agilidade no dia a dia de cada área, significa não apenas atrasar a conquista de objetivos do plano, como também estar atrás na concorrência do mercado educacional (que não está para brincadeira).

As melhores ferramentas de gestão educacional, inclusive, auxiliam as Instituições a pensarem no seu principal propósito: o ensino de qualidade.

O período de férias letivas é adequado para buscar fornecedores, conhecer seus serviços, agendar uma demonstração das soluções na prática e optar por aquela ferramenta que irá atender as necessidades da sua Instituição com sucesso.

Uma dica: fuja de soluções “engessadas”, que não se adaptam às necessidades e realidades da sua Instituição.

Entenda Melhor as Soluções que Desenvolvemos

Em 2021 a Perseus completará 23 anos de atuação e dedicação exclusiva ao mercado educacional.

Ensino de qualidade, para nós, é palavra de ordem.

Por isso, buscamos por soluções sempre atuais, fáceis, eficazes e personalizáveis, que atendam as Instituições de Ensino com excelência.

Nossa equipe é especialista em gestão educacional, dedicada, atenta e preparada para as novidades tecnológicas que a educação exige.

Solicite uma demonstração das soluções que desenvolvemos e surpreenda-se.

call to action

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS