Bloqueio Criativo: Como sua Escola Pode Superá-lo?

Se deparar com o bloqueio criativo é, sem dúvida, um desafio e tanto para os gestores educacionais.

Mas acredite: é (muito) possível superar o bloqueio criativo repensando pequenas práticas do dia a dia da Instituição, seja de forma presencial ou à distância.

Bloqueio Criativo

Mas Também Não é Tão Simples Como Tirar um Coelho da Cartola

Seria mais fácil resolver o bloqueio criativo com um truque de mágica. E além disso é muito comum atribuí-lo à falta de foco.

Apesar de serem situações distintas, as ausências de criatividade e foco podem refletir de maneira negativa nos objetivos da Instituição de Ensino.

Quando a gestão é centralizada e não conta com a tecnologia para automatizar processos que consomem tempo e necessitam de concentração e disciplina, estamos diante de um problema que impede o crescimento da escola.

E convenhamos: com inúmeras responsabilidades simultâneas, fica difícil dedicar-se a construção ou busca de soluções criativas.

Envolver-se em várias tarefas ao mesmo tempo, pode até ser natural na rotina do gestor educacional, mas desde que o intuito não seja a centralização das atividades, e sim, estar atento e ter o conhecimento das etapas.

Felizmente, com planejamento, organização e até mesmo com pequenas mudanças de hábitos, é possível superar o bloqueio criativo e envolver a comunidade escolar para encontrar soluções inovadoras – do relacionamento às atividades extracurriculares.

Afinal, o que é Bloqueio Criativo?

Você concorda que envolver-se em inúmeras atividades, simultaneamente, pode não garantir o melhor resultado?

bloqueio criativo

Isto não é uma regra, afinal, falamos de diferentes formas de atuação e, principalmente, de diferentes pessoas que no decorrer da vida buscam suas melhores versões e melhores adaptações para desenvolver suas atividades com excelência – sejam pessoais ou profissionais.

Um artigo publicado na Havard Business School indica que, ser multitarefa, tem como consequência 40% de queda de produtividade e um aumento de 10% no nível de estresse.

Ou seja: é indispensável manter a concentração para que haja redução no bloqueio criativo – além de ser fundamental para o equilíbrio da saúde mental.

Mas, apesar de parecer contraditório, o excesso de ideias também pode ser um problema: quando a execução de algum projeto simplesmente não “anda” por não saber o que priorizar ou qual colocar em prática.

Além disso, o perfeccionismo exagerado, medo do insucesso e o tédio inevitável da rotina, são grande vilões que estimulam o bloqueio criativo.

Por isso a importância do foco, evitando a paralisia pelo excesso.

Criatividade Também é Ter Jogo de Cintura

Na gestão educacional, como em todas profissões, existe uma atribuição não declarada que é ‘ter jogo de cintura’.

E ser criativo também pode ser definido desta forma: ter rápido raciocínio para encontrar soluções diferenciadas em situações adversas.

Definir criatividade é tão complexo quanto encontrar uma agulha no palheiro. Não existe uma definição única, mas segundo o dicionário Aurélio:

“criatividade é a qualidade da pessoa criativa, de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua; originalidade”.

Mas a verdade é que qualquer pessoa também está sujeita a se deparar com o bloqueio criativo.

Por isso, é necessário estimular a criatividade diariamente, mesmo que em pequenas atitudes no dia a dia.

Instigando a Criatividade

Portanto, além de foco, quando falamos de soluções para uma Instituição de Ensino, ser criativo vai mais além: é preciso encorajar os envolvidos na busca de soluções criativas e inovadoras, sejam colaboradores, professores e toda comunidade escolar.

  • Faça uma pausa: dê risada, escreva coisas aleatórias e não relacionadas ao seu dia a dia: o ‘ócio criativo’ pode ser surpreendente;
  • Pontue as ‘dores’ da sua Instituição de Ensino: como fazer o mesmo trabalho de outra forma? Como dar segurança para a equipe?
  • Observe e absorva: ser observador é fundamental. Observar o dia a dia, ao redor. Dê-se um tempo para observar atentamente sua escola, rotinas e processos;
  • Descubra Fontes de Inspiração: converse, ouça, leia. Pesquisa assuntos diversos, veja filmes e escute músicas;
  • Desligue as distrações digitais: sim, às vezes é preciso. Lembre-se do excesso de ideias. O mesmo vale para o excesso de informação;
  • Utilize cafeína: uma experiência própria da galera da Perseus – a maioria dos profissionais de tecnologia amam café. E sabe-se que o café é poderoso para acender os sucos criativos. Em 15 minutos ele entra na corrente sanguínea, fazendo com que o indivíduo sinta-se mais ‘alerta’. E por aqui, temos uma equipe extremamente criativa. Lembre-se, porém, que todo excesso tem suas consequências. Seja moderado;
  • Mude o Ambiente de Trabalho: você tem esta possibilidade? Experimente outros horizontes, literalmente;
  • Faça anotações: teve uma ideia mas precisa amadurece-la? anote;
  • Não enfraqueça o seu cérebro: errar faz parte. E você pode aprender com ele e gerar novas ideias. Evite os pensamentos negativos que causam bloqueio criativo para novas oportunidades.

Tenha um Forte Aliado na Busca por Soluções Criativas e Inovadoras

Não confunda, jamais, distrações digitais com soluções tecnológicas que aprimoram as rotinas pessoais e profissionais.

bloqueio criativo

No dia a dia de uma Instituição de Ensino, contar com soluções inteligentes e inovadoras é fundamental para otimizar o tempo e potencializar resultados.

Processos manuais, burocráticos e minuciosos, além de cansativos, são grandes vilões na guerra contra o bloqueio criativo.

Por isso, considere a contratação de um software colaborativo, inteligente e desenvolvido especialmente para atender as necessidades das Instituições de Ensino.

Afinal, a educação não para. E ela tem pressa.

Solicite uma demonstração para conhecer as soluções criativas desenvolvidas pela Perseus, que há mais de duas décadas dedica-se exclusivamente ao mercado educacional.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS