Por que Oferecer Atividades Extracurriculares na sua Escola?

As atividades extracurriculares são fundamentais para absorver conhecimentos que vão além das salas de aula, garantindo assim um ensino ainda mais qualificado. Além disso, são excelentes iniciativas de promover o engajamento de alunos e responsáveis, possibilitando, inclusive, a captação e retenção de estudantes.

Atividades extracurriculares

É Possível Captar Alunos através das Atividades Extracurriculares?

Já falamos neste artigo que captar e fidelizar alunos e responsáveis não é uma tarefa simples.

Trata-se de um dos maiores desafios que os Gestores das Instituições de Ensino enfrentam todos os anos, e para isso, é necessário estudar e executar algumas estratégias.

As atividades extracurriculares são, sem dúvida alguma, uma das estratégias mais eficazes  neste processo de captação.

São complementos fundamentais para a formação dos estudantes, que auxiliam na compreensão e qualificam o aprendizado.

Atividades extracurriculares são diferenciais competitivos para captar e fidelizar alunos e responsáveis

E uma Instituição que oferece opções além do modelo tradicional de Ensino, sem dúvida destaca-se por oportunizar aos alunos o desenvolvimento de novas habilidades para a socialização do indivíduo e para o ambiente escolar.

As atividades extracurriculares são atrativos considerados diferenciais pelos alunos e responsáveis em épocas de matrícula: não um fator decisivo, mas certamente ponderado na escolha por uma Instituição.

O que determina uma escolha?

Atender desejos e necessidades de diferentes alunos e responsáveis, seus anseios, culturas, inquietações e expectativas, é tarefa diária em uma Instituição de Ensino – desempenhada pela gestão em conjunto do corpo docente e colaboradores.

Mas o que determina a escolha por uma Instituição, muitas vezes, é a avaliação feita sobre as opções disponíveis: se todas oferecem planos de ensino e infraestruturas semelhantes e satisfatórias, possivelmente será eleita a de menor custo ou que facilite a logística do aluno.

Neste caso, é preciso ousar: oferecer opções de atividades extracurriculares que agreguem ainda mais qualidade ao desempenho e aprendizado do aluno.

Fortalecendo o desempenho do aluno

O que pode ser oferecido como Atividade Extracurricular?

Para cada faixa etária, diferentes opções de atividades extracurriculares, levando em consideração também a infraestrutura da Instituição de Ensino.

É preciso, antes de mais nada, identificar como a atividade irá agregar ao conhecimento, aprendizado e currículo acadêmico do aluno.

  • Ofertas de estágios e projetos

Cogite oferecer estágios e estimule o envolvimento dos alunos em projetos no turno inverso as aulas.

  • Idiomas e Oportunidade de Intercâmbio

Dominar uma segunda língua é muito importante, não somente pela compreensão do idioma, mas pelo acesso a novas culturas, aprendizados e oportunidades.

É adequado que se oferte um novo idioma desde os primeiros anos da vida escolar, uma vez que elas demonstram mais facilidade de aprendizado.

Oportunizar intercâmbios no exterior é a garantia de vivenciar uma cultura diferente além da aquisição e fluência de um novo idioma de forma mais rápida – e prática, literalmente.

  • Informática

Estamos em plena era digital e cada vez mais é possível observar crianças portanto tablets e celulares.

Mas é fundamental que se faça uso adequado das ferramentas, afim de extrair o melhor da capacidade dos alunos e dos recursos.

Oportunizar tecnologia na Educação gera mais engajamento e interesse dos alunos, tornando o ensino muito mais dinâmico

  • Biblioteca e Laboratório

Não se tratam de atividades extracurriculares, mas podemos chamá-los de atividades indispensáveis para uma Instituição de Ensino.

O destaque deve estar, justamente, na qualidade e acessibilidade do material e infraestrutura disponibilizados, que possibilite ao professor oferecer uma aula diferenciada e atividades que complementem o aprendizado.

  • Cursos Profissionalizantes

Preparar os alunos para a realidade do mercado de trabalho é um diferencial interessante para o início da carreira dos alunos.

Esse tipo de atividade extracurricular pode ser um diferencial competitivo no período de captação de alunos das Instituições, uma vez que esta oferece uma formação mais completa e alinhada às demandas do mercado.

  • Atividades Extracurriculares Artísticas e Esportivas

Oferecer atividades que estimulem a criatividade, curiosidade e lado artístico dos alunos, trabalhando sua expressão e senso crítico, também deve ser considerada uma atividade extracurricular estratégica na captação de alunos.

Atividades como música, dança, artes e culinária são ideais para desenvolver habilidades e estimular a cooperação, autocontrole e melhorar o convívio entre alunos.

Da mesma forma, oportunizar atividades esportivas contribui não apenas com a saúde física, mas também aprimora habilidades cognitivas e de interação social.

Compartilhe conosco as Atividades Extracurriculares da sua Instituição de Ensino

Em sua Instituição, quais destas atividades são oferecidas? Existem outras que igualmente podem contribuir para o desenvolvimento do aluno, impactando na tomada de decisão durante o período de captação de alunos? Qual é a frequência das atividades propostas?

É importante observar a frequência e tipo de atividade para jamais sobrecarregar os alunos, de modo que seu rendimento acabe prejudicado. Lembre-se que atividades extracurriculares devem ser igualmente rigorosas quanto as aulas, porém, lazer e descanso são fundamentais para a assimilação de novos conhecimentos.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS