Evasão Escolar: a Instituição Perde Muito Mais que um Aluno

Sabemos que a Evasão Escolar vai muito além de perder um aluno, seja por qual motivo for.

A interrupção das atividades acadêmicas, do Ensino Básico ao Superior, gera um enorme desafio para as Instituições: compreender sua causa e encontrar formas de combatê-la.

Evasão Escolar

Tão importante quanto atrair novos alunos é manter a continuidade dos atuais

É natural que os investimento para as campanhas em período de matrícula sejam altos e bem planejados.

Mas além da captação de novos alunos, qual o planejamento para evitar a Evasão Escolar?

Como combater a evasão escolar

Primeiramente, não vamos encarar a Evasão como um abandono escolar, mas sim como uma decisão de não regressar a Instituição, deixando de renovar sua matrícula para o próximo semestre ou ano letivo.

O momento financeiro familiar e transferências de Instituição, lideram os principais motivos da Evasão Escolar. Entretanto, cada situação deve ser analisada e trabalhada de modo exclusivo, pois geralmente, a evasão não ocorre por um único motivo: mesmo quando a causa se dá por questões financeiras, o desligamento não ocorre de imediato.

Mas afinal, como combater a Evasão Escolar?

Este artigo não traz nenhuma fórmula específica que combata a Evasão Escolar.

Porém, compartilhamos insights de uma empresa que há 20 anos atua com Gestão Educacional e compreende os anseios e necessidades de seus clientes, sabendo que a continuidade de seus alunos é tão (ou mais) trabalhosa que a conquista de novos.

Por isso, destacamos alguns aspectos importantes para serem analisados, com o objetivo de minimizar a cada ano a Evasão Escolar:

  • Marketing , Relacionamento e Pós-Matrícula (Pós-vendas)

marketing no combate a Evasão Escolar

Boas referências são tão eficientes quanto diversos esforços e investimentos em Marketing. Que aliás, um é consequência do outro.

A questão é: qual a impressão que um ex-aluno tem sobre sua Instituição? O que ele tem a dizer aos outros ou aos próximos? Durante toda trajetória deste aluno na Instituição, como foi o relacionamento com ele e seus familiares?

Nenhum esforço em Marketing é tão assertivo quanto a referência positiva causada por um ótimo relacionamento com o cliente. Da mesma forma quando a experiência é ruim, que igualmente é transmitida de forma negativa.

  • Planejamento, Administração e Processos Operacionais

sala vazia - evasão escolar

O planejamento da Instituição é de que os Professores contratados lecionem para uma turma de quantos alunos?

Uma sala de aula vazia, significa custos operacionais muito altos, uma vez que um professor tenha sido contratado para atender uma demanda de alunos que não foi atingida – ou evadida durante o período letivo.

E quando o assunto é planejamento do quadro docente, especialmente seus horários de aula, é bem provável que um dos maiores objetivos ao elaborar a grade horária da Instituição (assunto que sem dúvida é sempre muito discutido), seja a redução de janelas.

Hoje em dia existem ferramentas como o PowerCubus, que facilitam o trabalho de criar as grades horárias e otimizam não apenas o tempo, como também questões que envolvem as finanças das Instituições.

Lembre-se: a Evasão gera conflito operacional e prejuízos financeiros. Mas o planejamento institucional – e sua continuidade – é fundamental.

  • Receitas: reflexo direto na qualidade da gestão

Receitas: reflexo direto na qualidade da gestão

Quando um período letivo inicia, o número de matrículas é determinante para provisionar a receita da Instituição de Ensino. E um dos maiores inimigos da Gestão Escolar é a Evasão, que interfere de modo negativo no planejamento financeiro e reflete na qualidade da formação do aluno.

Pesquisas mostram que jovens e adultos desistem de seus estudos na Instituição devido a insatisfação com a qualidade da gestão ou do ensino, e neste cenário, falamos também na qualidade em Infraestrutura, afinal, como investir em melhorias e inovações se as receitas estão “no vermelho”?

  • Toda atenção para novas tecnologias

Toda atenção para novas tecnologias

O mercado educacional, independente do nível de Ensino, convive cada vez mais com as novas tecnologias, softwares e outras tendências.
Softwares como o Perseus Cloud, possibilitam que a gestão tenha uma visão macro do que realmente ocorre na Instituição. Com a evasão não é diferente.
Através de relatórios periódicos, é possível mensurar informações para realinhar o planejamento, a fim de definir medidas de combate à evasão escolar.
Também é possível configurar indicadores na dashboard, para que o gestor tenha fácil acesso a estas informações, identificando o número de alunos matriculados x evadidos.
Lembre-se que a Evasão faz com que a Instituição de Ensino concentre seus esforços em captação para suprir o déficit gerado e a consequência está na estagnação da gestão e pouco engajamento em novas tecnologias e inovações.

Observe outros fatores

A Evasão Escolar pode ser dividida em dois fatores: os da própria Instituição e os fatores relacionados ao aluno e seus familiares.

E em ambos os casos, é preciso um olhar bastante criterioso sob os mais diversos aspectos.

Com relação à Instituição:

  • Infraestrutura: as salas de aula, biblioteca, laboratórios, entre outros, são confortáveis, bem conservadas e atualizadas?
  • Relacionamento pedagógico, corpo docente, gestores e colaboradores: todos falam a mesma “linguagem” adotada pela Instituição?
  • Professores ousados e criativos: as aulas são dinâmicas ou repetitivas?
  • Burocracia: sua Instituição é ágil, respeita os prazos e facilita processos e trâmites?
  • Canais de comunicação: existe um plano de relacionamento humanizado com os pais e alunos? A comunicação é efetiva?
  • Sistema de Gestão Educacional: atende às necessidades, é customizável e otimizam os processos da Instituição?
  • Corpo docente (didática, acessibilidade, entre outros): como é o processo de seleção de um novo professor? Quais características são importante para a Instituição? O corpo docente corresponde às expectativas?
  • Imagem: qual a imagem da Instituição perante a comunidade acadêmica e sociedade de modo geral? Sua comunicação com o público é transparente? Realiza ações que envolva a sociedade?

Fatores relacionados ao aluno e seus familiares:

  • Situação financeira: a Instituição sabe ouvir e negociar com o aluno, pais e responsáveis?
  • Localização: o acesso a Instituição é facilitado? Existe transporte público eficiente ou estacionamento?
  • Desempenho acadêmico: o da sua Instituição é satisfatório?
  • Identificação: a proposta de ensino é bem aceita?
  • Problemas pessoais: a Instituição sabe lidar com os problemas pessoais do aluno e seus familiares, quando estes interferem indiretamente (no desempenho ou comportamento) do aluno?

O combate a Evasão é um trabalho contínuo. Exige observação e uma certa “inquietude” da Instituição, no que diz respeito a acompanhar as novidades e tendências do mercado Educacional.

É preciso acompanhar

Acompanhar as Evasões e ter o pleno entendimento de suas causas, é fundamental para a administração (e crescimento) das Instituições.

Porém, sabe-se que fazer uma análise minuciosa, sabendo ouvir o aluno evadido ou sua família e comparar as taxas de evasão com outras variáveis, não é tarefa simples.

A Perseus trabalha acompanhando as evoluções e necessidades do mercado, especialmente com situações relacionadas às dificuldades na gestão educacional, desenvolvendo recursos que visam a praticidade na rotina administrativa, além de ferramentas que visam cativar o aluno.
Com o fácil acesso às informações dos evadidos, a Instituição pode traçar estratégias de combate no seu cerne, como interesses do aluno, problemas financeiros e muito mais.

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