Gestor de Sucesso: 5 Características Positivas do Profissional

Quando o assunto é Educação e Ensino, a Gestão Educacional necessariamente entra em pauta. O gestor, por sua vez, precisa estar atento às forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a Instituição, sempre envolvido com os problemas que vão desde a aprendizagem dos alunos, coordenação de pessoas, processos e melhorias. Além disso, estar atento às novas tecnologias é praticamente requisito fundamental para ser um Gestor de Sucesso.

É preciso pensar em Gestão Educacional

Competências, Habilidades e Atitudes

A Gestão Educacional exige competências e atitudes, e para isto, é indispensável contar com processos integrados e bem definidos.

É preciso que o gestor desenvolva algumas habilidades fundamentais para realizar um trabalho de excelência e que possibilite, acima de tudo, um aprendizado de qualidade para seus alunos.

Neste artigo, reunimos algumas características bastante comuns entre gestores de sucesso.

Porém, é essencial que este gestor possua uma equipe preparada e engajada, para que consiga lidar com as mais diversas situações no cotidiano de uma Instituição.

Afinal, ninguém faz um bom trabalho sozinho.

tenha uma equipe engajada na gestao educacional

Gestão Educacional: 5 Características de um Gestor de Sucesso

Não. Nenhum item desta lista é pré-requisito. Existem inúmeras características positivas que fazem um Gestor ter destaque e ser referência em suas atribuições.

No entanto, estas abaixo listadas, são identificadas em perfis de liderança inspiradora e, por isso, merecem o devido destaque.

1. Estruturam uma Equipe Identificada e Apaixonada pela Educação

Ninguém faz uma Gestão eficiente acontecer, sem ter ao lado uma equipe realmente engajada e apaixonada pelo que faz.

Bons gestores acreditam que a Educação é um processo contínuo de melhorias e inovações e estão dispostos a fazerem de suas Instituições, verdadeiros exemplos para as demais, mas acima de tudo, sabem que a educação é a base da transformação de uma sociedade mais humana e portanto, não perdem oportunidades de educar até mesmo através de seus exemplos.

Bons gestores são entusiastas e contagiam suas equipes. Para isso, eles querem os melhores ao seu lado, e estruturam equipes com a mesma vontade e paixão pela educação.

equipe engajada e apaixonada por educação

2. Dão a devida Importância para o Clima Organizacional

Uma das principais características de uma equipe de sucesso, sem dúvida, é a atenção dada ao clima organizacional.

A coesão entre a equipe se faz com uma gestão de pessoas mais afetiva e transparente, deixando o ambiente ainda mais favorável:

  • Gestores e equipe pedagógica presentes, entrosados e coerentes;
  • Professores e colaboradores comprometidos com a proposta Institucional;
  • Comando organizacional que evidencie e respeite a rotina da Instituição.

Instituições de Ensino são organizações que proporcionam relacionamentos com diversos tipos de pessoas. Um gestor educacional de sucesso tem “jogo de cintura”, e sabe lidar com as diferenças, respeitando e articulando as mais diversas situações do cotidiano.

Entende, acima de tudo, que a comunicação clara e transparente é uma poderosa ferramenta para posicionar-se diante destas situações, mesmo quando for necessário ser crítico em relação a atitudes e tomadas de decisão.

Gestão de sucesso se faz com ótimo clima organizacional

3. Flexibiliza a Grade Horária para Atender Interesses da Instituição sem Abrir Mão da Qualidade do Ensino

Oferecer um Ensino de qualidade, dentro das normas estabelecidas, é o mínimo quando falamos em Ensino e Educação.

Mas esta característica precisa ser coerente até mesmo com relação à grade horária ofertada pela Instituição. E aqui falamos de interesses de alunos e corpo docente.

Um gestor educacional de sucesso define um horário adequado à sua demanda de modo que não haja ‘janelas’ de espera, por exemplo, o que acarreta em redução de despesas com relação a horas não trabalhadas e até mesmo o desempenho dos alunos.

Com o auxílio de ferramentas específicas para geração de grades horárias, como o PowerCubus, é possível administrar os interesses das Instituições de forma simples, dispensando esforços e maiores dedicações para montar este quebra-cabeças, sem abrir mão do planejamento da Instituição.

Gestor de Sucesso - horário escolar e flexibilidade

4. Possui Metas e planejamento bem definidos

Em uma gestão educacional de qualidade, as metas e o planejamento deverão ser muito bem definidas, abrangendo todas as áreas da Instituição.

O ideal é que este planejamento ocorra sempre antes do início do período letivo, de modo que seja revisado durante o percurso para que haja tempo de redefinir estratégias quando necessário, para que assim, as metas sejam atingidas dentro do prazo estabelecido.

Mas ainda que o planejamento seja bem definido, não significa que não possa ocorrer imprevistos.

Entretanto, quando há metas claras e bem estabelecidas, além de um prazo suficiente para análise estratégica, é muito mais fácil lidar com imprevistos e traçar com antecedência um bom plano de ação contra sua recorrência futura.

A Instituição deverá ter controle absoluto de suas finanças, questões administrativas e pedagógicas. Como já falamos anteriormente, isto é fundamental e nada melhor que contar com um sistema de Gestão Educacional eficiente para administrar todas as áreas da Instituição com excelência.

Gestor de Sucesso: metas e planejamento bem definidos

5. Gestor de Sucesso é Inquieto

O Gestor de sucesso é inquieto e está sempre informado sobre as tendências do mercado Educacional.

Busca aperfeiçoamento constante, troca experiência com profissionais de outras Instituições, identifica metodologias e diferentes alternativas de resolver situações cotidianas.

Está sempre antenado às evoluções tecnológicas que paralelamente acompanham as evoluções do mercado educacional.

Entende que os avanços tecnológicos mudaram a forma de interação entre alunos e professores e conta com ferramentas modernas e eficientes para qualificar a gestão de Ensino.

Inquietude é necessária para um gestor de sucesso

Gestores de Sucesso, dão a devida atenção a todos os setores de suas Instituições, preocupam-se com o quadro de colaboradores e fazem sua gestão acontecer na base da confiança, afinal, independente do porte da Instituição, é impossível ter controle absoluto sobre ela.

Gestores com estas atitudes demonstram que suas Instituições estão preocupadas em preparar seus alunos para diversos desafios da atualidade e futuros, e são estes detalhes que fazem a diferença no concorrido mercado Educacional.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS