4 Expectativas para o Mercado Educacional em 2021

Se por um lado 2020 foi um ano nada fácil, as expectativas para o mercado educacional em 2021 são muito grandes.

Sobretudo pela rápida (ainda que obrigatória) adaptação do setor diante do “novo normal”, mas especialmente pelas lições deixadas por este ano completamente desafiador.

E é com foco nestes aprendizados e em tudo que observamos durante 2020, que elaboramos este artigo com as principais expectativas para o mercado educacional no ano que vem aí.

Mercado Educacional em 2021

É Verdade que as Mudanças no Mercado Educacional são Constantes, mas…

Antes mesmo dos impactos causados pela pandemia do coronavírus, ano após ano o mercado educacional vem passando por constantes e notórias mudanças no setor.

O que é extremamente positivo. Afinal, não podemos encarar o ensino com o mesmo senso crítico de 2, 5, 10 ou 20 anos atrás.

E em 20 anos, da mesma forma, sequer será possível analisar a educação com os critérios utilizados atualmente.

Isto porque além dos inúmeros contextos que influenciam o setor, como alterações em regulamentações e crises econômicas, os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes e necessários no mercado educacional.

A educação, assim como a tecnologia, evoluem a passos largos.

Mercado Educacional em 2021: ensino contínuo além das salas de aula

Mas 2020 nos trouxe, além de mudanças, um senso de urgência que também podemos encarar de forma oportuna.

Apesar do cenário não ser ideal, é pertinente dizermos que melhorias foram adotadas a partir da necessidade de rápida adaptação.

O mercado educacional se viu praticamente sem opção de resistir à mudanças e sem outra escolha, se não, transferir toda a dinâmica das aulas e rotina da Instituição para o ambiente online.

Um Ano Letivo de Incertezas para o Mercado Educacional

O ano letivo de 2020 chega ao fim carregado de incertezas para 2021: o retorno das aulas presenciais, o cenário econômico no mercado educacional e principalmente a saúde e segurança das pessoas.

O ano letivo também foi marcado por muito trabalho, superação e descobertas.

O trabalho que, por vezes, tomou algumas horas a mais do que em “tempos normais”, também trouxe benefícios que estarão no dia a dia das Instituições de Ensino daqui pra frente.

Mas as expectativas para o mercado educacional são grandes, seja pela adoção definitiva de processos praticados em meio a crise, os atendimentos cada vez mais online e as ações customizadas para atrair e fidelizar seu público.

4 Expectativas para o Mercado Educacional em 2021

Atendimentos Online

Filas de atendimento, espera, burocracia, impressões para registros e… custos.

O atendimento online, que já vem em crescente no mercado educacional, mostrou que é indispensável daqui pra frente:

  • Permite velocidade da comunicação;
  • Atendimentos simultâneos;
  • Possibilita registros e históricos de atendimento;
  • Reduz custos com impressões;
  • e muito mais.

Um bom exemplo é a Secretaria Digital, que permite agilizar pedidos e retornos, facilitando tanto para quem solicita, quanto para quem atua na secretaria da Instituição.

Mas vale ressaltar que acima de qualquer tecnologia, é indispensável oferecer um atendimento prático, objetivo, empático e humano.

Envolvimento das Famílias

Uma grande expectativa para o mercado educacional a partir de 2021, será cada vez mais engajar as famílias nas ações promovidas pela Instituição de Ensino.

Assim como no início da pandemia foi necessária muita adaptação, levando as salas de aula para dentro das casas através do ensino remoto, envolver as famílias em ações promovidas pela Instituição será fundamental para a construção de vínculos.

E sob um ponto de vista comercial, esta proximidade é extremamente importante para fidelizar alunos e responsáveis.

Entretanto, este vínculo e engajamento precisam ser dosados de forma presencial e também no ambiente online: aposte em canais de relacionamento como redes sociais e a continuidade de atividades que envolvam as famílias.

Mas tenha cautela para não exigir esforços que sobrecarreguem suas rotinas pessoais e profissionais para que as ações não tenham efeito contrário.

Rotina Escolar x Ambiente Online

A grande expectativa, sem dúvida, está na retomada das aulas presenciais em sua normalidade, preservando a saúde de todos.

Mas convenhamos que não se pode mais definir o que é normalidade após tantas adaptações para que o ano letivo de 2020 se concluísse.

Para o mercado educacional, é evidente que as novas gerações anseiam por metodologias diferenciadas e mesclar o ensino presencial com atividades à distância, se tornou uma das maiores expectativas entre alunos e professores.

Software de Gestão Educacional – Unificando Todas Expectativas

A importância e necessidade de um software de Gestão Educacional já é indiscutível.

As Instituições de Ensino que acompanham as inovações tecnológicas, especialmente aquelas que contam com o suporte de um software de gestão educacional adequado, estão enfrentando os desafios com muito mais segurança.

A expectativa do para o mercado educacional é de que as Instituições estejam cada vez mais conectadas entre si.

Isto é, que contem com soluções que conectem Instituição e comunidade escolar ou acadêmica e especialmente os seus setores: administrativo, financeiro, pedagógico e acadêmico.

Deste modo, a Instituição passa a se comunicar de uma forma muito mais assertiva para tratar assuntos internos como também para se relacionar com o seu público, sejam alunos, responsáveis ou professores.

Observe o mercado e analise as ferramentas disponíveis, dando preferência àquelas que possam se adaptar à realidade da sua Instituição de Ensino e principalmente: que esteja atenta à todas inovações tecnológicas voltadas para o mercado educacional.

Nossa Expectativa: uma Nova e Completa Experiência em Gestão Educacional

Para nós da Perseus, a maior expectativa para 2021 envolve o lançamento de uma ferramenta moderna e inovadora, que vem sendo desenvolvida minuciosamente há muito tempo pela nossa equipe de especialistas e desenvolvedores.

Solicite demonstração das soluções que desenvolvemos

Com a expertise de quem há mais de 20 anos se dedica exclusivamente a Gestão Educacional, nossos sistemas são completamente flexíveis e adaptáveis às diversas particularidades, culturas e objetivos de cada Instituição atendida, para que possam oferecer um ensino de excelência e sobretudo otimizar a rotina de gestores, professores, colaboradores e alunos.

Completo. Integrado. Online – Sua Instituição de Ensino conectada com o Futuro.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS

Social