Novo Ensino Médio: Como Implementá-lo com o GestorClass?

Novo Ensino Médio.

Grade horária mais extensa, currículo reformulado e formação técnica.

O Novo Ensino Médio chegou trazendo mudanças significativas para as Instituições de Ensino e os estudantes das séries finais, que observarão toda implementação de maneira gradual.

E para cumprir rigorosamente esse novo marco da educação brasileira, o GestorClass já está atualizado (e seguirá acompanhando as novas exigências), buscando atender as principais obrigatoriedades que, através deste artigo, vamos esclarecer de que maneira as Instituições de Ensino poderão implementar o Novo Ensino Médio com o seu ERP de Gestão Educacional.

Novo Ensino Médio: Como Implementá-lo com o GestorClass

O Novo Ensino Médio

Muito debatido nos últimos anos, o Novo Ensino Médio teve suas regras alteradas através da Lei nº 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ampliando o tempo mínimo anual de aulas, que antes era de 800 para 1000 horas/aula a partir de 2022.

Além disso, como já havíamos publicado neste artigo de 2020, a proposta do Novo Ensino Médio é tornar a organização curricular das séries finais mais flexíveis, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que amplia os horizontes dos estudantes.

De uma forma bastante resumida, a mudança traz um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, permitindo que o jovem opte por uma formação técnica e profissionalizante – além do ensino médio regular.

O Novo Ensino Médio passará por mudanças que vão acontecer de forma gradual, sendo que no primeiro momento focará na formação do aluno e no desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Também cabe ressaltar que, de forma paralela a estas mudanças no cenário educacional, a Perseus – desenvolvedora do GestorClass, acompanhará de forma atenta e criteriosa as novas exigências e necessidades, contemplando satisfatoriamente a implementação do Novo Ensino Médio nas Instituições atendidas pelas soluções do ERP de Gestão Educacional.

Uma Mudança Gradual – Mas com Início Imediato

Antes de mais nada, também é preciso esclarecer um ponto que gera bastante debate:

  • Em 2022, o novo modelo será implementado para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio;
  • Já em 2023, a implementação deverá ocorrer para todos alunos matriculados nos 1º e 2º anos;
  • A partir de 2024, a implementação deverá abranger todos os alunos matriculados no ensino médio.

O MEC orienta que as escolas reservem uma carga horária específica para o Projeto de Vida já no primeiro ano do Ensino Médio.

No ano seguinte serão escolhidas as obras literárias para que, no ano de conclusão do Ensino Médio, sejam realizadas as escolhas e distribuições dos materiais e recursos didáticos para os itinerários formativos – que falaremos a seguir.

E na Prática, Como Serão as Mudanças?

O novo currículo do Ensino Médio será composto por 4 áreas de conhecimento, o que chamamos que Formação Geral Básica (FGB).

As áreas de conhecimento são:

  • Matemáticas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O grande diferencial está nas horas complementares, que serão reservadas para a formação técnica e profissional ou Itinerários Formativos.

O novo modelo exige que que as Instituições e seus professores oportunizem aulas de maneira integrada entre as diferentes áreas de conhecimento e disciplinas.

Já para o itinerário de Formação Profissional e Técnica, será permitida a atuação de profissionais atuante nas áreas específicas, reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos relacionados a sua experiência profissional.

Parece complexo, especialmente por se tratar de uma novidade que envolve grandes expectativas para alunos, docentes e Instituições de Ensino.

Por isso, também recomendamos a leitura do  Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, desenvolvido pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, que aborda detalhadamente todas as alterações do novo modelo de Ensino, os marcos legais do novo ensino médio e como, de fato, implementá-lo na Instituição de Ensino – independente do software de Gestão utilizado.

Como Implementar o Novo Ensino Médio com o GestorClass?

Como explicamos acima, uma das formas de atender às regras do Novo Ensino Médio se dá pela oferta de Itinerários com seus devidos componentes curriculares.

Tomemos como exemplo uma instituição que ofereça três Itinerários compartilhados para os alunos das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio.

Cabe destacar que não necessariamente os Itinerários devam ser compartilhados entre série diferentes, pois nada impede que a 1ª série tenha os seus itinerários, assim como a 2ª série.

Exemplo de Itinerários e seus componentes curriculares:

Ciências:

  • Astronomia (3 horas-aulas semanais);
  • Educação Ambiental (3 horas-aulas semanais);
  • Universo dos Números (3 horas-aulas semanais).

Tecnologia:

  • Mídias Digitais (3 horas-aulas semanais);
  • Robótica (3 horas-aulas semanais);
  • Gestão de Dados (3 horas-aulas semanais).

Mercado:

  • Finanças Pessoais (3 horas-aulas semanais);
  • Empreendedorismo (3 horas-aulas semanais);
  • Mercado de Trabalho (3 horas-aulas semanais).

Cultura:

  • Produção Cultural (3 horas-aulas semanais);
  • Artes Visuais (3 horas-aulas semanais);
  • Cinema e Teatro (3 horas-aulas semanais).

Para cadastrar os itinerários no GestorClass, é preciso seguir os seguintes passos:

1º Passo: No Menu Principal do GestorClass, acesse ‘Estrutura Acadêmica’.

2º Passo: Acesse os dados do Ensino Médio:

Estrutura Acadêmica > Ensino Médio
Estrutura Acadêmica > Ensino Médio

3º Passo: Clique em “Itinerários”.

4º Passo: Adicione um novo Itinerário, conforme mostra a imagem abaixo:

GestorClass Novo Ensino Médio

5º Passo: Abrirá a tela abaixo, indicando onde você deverá cadastrar os Itinerários:

GestorClass Novo Ensino Médio

6º Passo: Acesse cada um dos itinerários para completar o cadastro:

GestorClass Novo Ensino Médio

7º Passo: Complete com as demais informações básicas solicitadas:

GestorClass Novo Ensino Médio

8º Passo: Para prosseguir, clique em “Plano de Estudo”:

GestorClass Novo Ensino Médio

9º Passo: … e cadastre os componentes curriculares do Itinerário, clicando no local indicado em destaque:

GestorClass Novo Ensino Médio

10º Passo: Cadastre as informações do componente curricular do itinerário.

GestorClass Novo Ensino Médio

Considerações importantes em relação ao 10º passo:

  • Defina “Numeração própria” no ordenamento. Isto fará com que os alunos matriculados na turma dessa disciplina do itinerário tenham uma numeração própria. Isto é importante, pois, em tese, essa turma receberá alunos oriundos de diferentes turmas, naturalmente ocasionando uma colisão de números;
  • Além disso, desmarque a opção “Matricular automaticamente”. Os itinerários são de livre opção dos alunos, isto é, requer que a matrícula seja manual.

11º Passo: Repita o procedimento anterior até cadastrar todos os componentes curriculares de cada itinerário:

GestorClass Novo Ensino Médio

12º Passo: Clique em “Turmas”.

13º Passo: Cadastre as turmas de cada Itinerário.

14º Passo: Nesta etapa você deverá cadastrar os horários da turma:

GestorClass Novo Ensino Médio
Turmas > Cadastrar Turmas > Cadastrar Horários das Turmas

15º Passo: Esta é a etapa onde deverá matricular o aluno na turma do itinerário escolhido.

Existem duas formas de você matricular o aluno em uma turma de um itinerário:

  • Criando uma matrícula para o aluno (não recomendado).
  • Adicionando o componente curricular da turma do itinerário escolhido às disciplinas já associadas ao aluno.

Se você optar pela primeira forma, o aluno terá documentos para cada matrícula, como, por exemplo, boletins. Da segunda forma, as disciplinas dos itinerários constarão nos mesmos documentos das demais disciplina.

16º Passo: Acesse “Disciplinas” em “Matrícula” do aluno.

17º Passo: Clique no local em destaque para adicionar uma disciplina:

GestorClass Novo Ensino Médio
Matrícula do Aluno > Disciplinas > Adicionar

18º Passo: Insira cada uma das disciplinas do itinerário que o aluno optou, lembrando que as disciplinas estão na respectiva “série” e turma do próprio itinerário:

GestorClass Novo Ensino Médio

19º Passo: Ao concluir, você terá as disciplinas do itinerário escolhido pelo aluno devidamente listadas com as demais disciplinas:

GestorClass Novo Ensino Médio
O indicativo em vermelho ao lado de cada disciplina do itinerário, aponta que essa disciplina não pertence a turma de origem do aluno.

20º Passo: Ao final de todas as matrículas, clique em “Secretaria | Processos | Ordenamento de chamada”.

GestorClass Novo Ensino Médio

Execute o processo para que o GestorClass calcule o número de chamada de cada aluno nas respectivas turmas dos itinerários. Ao final do processo, os alunos estarão numerados de acordo com as disciplinas dos itinerários:

 


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