Reunião de Pais e Responsáveis: Expectativas e Realidade

Toda reunião de pais e responsáveis vem acompanhada de muitas expectativas: tanto dos participantes, quanto da Instituição de Ensino.

Além de ser um momento importante, reunindo os principais ‘clientes’ da Instituição, independente da pauta da reunião, o foco acaba sendo direcionado para a qualidade do ensino e o aproveitamento dos seus filhos.

Achou a situação familiar?

Apesar de natural, é aí que a expectativa de uma reunião com horários e assuntos preestabelecidos e a busca por soluções, pode tomar outros rumos – sem foco e sem resultados.

Reuniões Presenciais? Ainda?

É verdade que as reuniões online vieram pra ficar: diminuindo o tempo de deslocamento, permitindo que pais e responsáveis participem até mesmo durante uma viagem de trabalho, por exemplo.

Mas também é verdade que quando falamos em Instituições de Ensino Básico, é muito importante trazer as famílias para dentro das escolas.

As reuniões são excelentes oportunidades para engajar as famílias em projetos institucionais e acima de tudo, para que sejam parceiros na construção educacional de seus filhos enquanto alunos.

É preciso, portanto, engajá-los na participação da reunião, dos projetos organizacionais e, ainda, no ensino dos seus filhos.

Convenhamos: nada simples.

Expectativas Foram Criadas. E as Oportunidades?

Pais e responsáveis buscam pela excelência do Ensino na formação de seus filhos. E é isto que a Instituição precisa garantir.

Mas contar com a parceria das mesmas famílias nem sempre é simples. E se torna ainda mais complicado quando o histórico de reuniões passadas não foram atrativas ou produtivas.

Reunião de Pais e Responsáveis

Por isso, é necessário transformar expectativas em realidade. E a realidade em oportunidades:

  • fortaleça a comunicação com as famílias no período que antecede a reunião. Uma ótima oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos que a Instituição dispõe para otimizar o relacionamento;
  • proponha pautas interessantes – mesmo que seja impossível agradar a todos;
  • entenda o que as famílias desejam – desde a convocação para a reunião, busque saber o que elas gostariam que fosse abordado;
  • certifique-se que a equipe (gestores e professores) estão alinhados com o propósito e as pautas da reunião;
  • prepare o ambiente – além do conforto, aproveite o momento para compartilhar um vídeo institucional atrativo que mostre aos pais e responsáveis todos os serviços, recursos e investimentos da Instituição;
  • mostre resultados e andamento do planejamento Institucional;
  • Seja criativo, mas tenha em mente que agradar a todos é humanamente impossível.

Dando Sentido a Reunião de Pais e Responsáveis

Assunto não falta. Mas é importante que a reunião de pais e responsáveis faça sentido para o maior número de participantes. E que tenha um quórum mínimo, é claro.

  • questione a disponibilidade através de enquetes online;
  • dê sentido a reunião antes mesmo do seu agendamento, mostrando a importância do envolvimento das famílias;
  • Mostre que a Instituição tem absoluto interesse em ouvir as famílias (conheça o módulo Avaliação Institucional do GestorClass);
  • Se projetos Institucionais estão em andamento, é o momento oportuno de mostrar que a Instituição tem muito interesse na participação das famílias;
  • Aproveite o momento para atualizar dados de contato e cadastrais das famílias e até mesmo dos alunos;
  • Mostre que a Instituição está em ‘constante movimento’ na busca pela excelência do ensino.

Reunião de Pais e Responsáveis sem Falar em Desempenho do Aluno?

Impossível, talvez.

Mas esta é a oportunidade de reforçar a importância de acompanhar o desempenho dos seus filhos através das ferramentas de gestão educacional que a escola dispõe e que são focadas em conectar alunos, pais, responsáveis e Instituição de Ensino.

O Portal Educacional do GestorClass, oferece recursos específicos para alunos, pais e responsáveis, que podem acompanhar de maneira facilitada diversas informações, como:

  • Análise do histórico escolar e frequência;
  • Consulta de atividades complementares;
  • Impressão de boletos;
  • Consulta ao horário das aulas e informes institucionais;
  • Informações sobre ocorrências lançadas pelo professor e roteiro das disciplinas;
  • Além de informações sobre situação financeira, impressão de boletos, acesso aos arquivos de disciplinas e muito mais.

Se a sua Instituição de Ensino não conta com recursos que aproximam pais e responsáveis de maneira facilitada, é muito provável que as expectativas por reuniões mais produtivas, que cumpram inclusive com o horário estabelecido, estejam, ainda, distantes da realidade.

Conheça o gestorclass

Comente o que Achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS