No dia 19 de Outubro comemora-se o dia do profissional de Tecnologia da Informação.
E no atual contexto da educação, é muito importante compreendermos o papel da Tecnologia, dos profissionais que atuam nessa área e de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir, especialmente, na comunicação de uma Instituição de Ensino, seja com sua comunidade escolar ou acadêmica, como também com seus alunos, responsáveis, colaboradores, gestores e professores.
A Tecnologia da Informação no Mercado Educacional
Muito ainda se questiona sobre os métodos de ensino no país, baseado em lousas e livros, que geram certa limitação na participação dos alunos e no interesse das aulas.
Mas com a Tecnologia da Informação, também é possível perceber que a mudança é constante e vem transformando o mercado educacional há alguns anos.
O acesso à informação e a comunicação, trouxe ganhos surpreendentes para a educação: hoje o aluno pode participar das aulas – e das ações propostas pela Instituição de Ensino, de forma muito mais efetiva, inovadora, sentindo-se parte de todo processo.
Embora a Tecnologia da Informação também seja uma realidade distante em determinadas Instituições (e regiões), neste artigo queremos abordar a importância da TI na comunicação mais objetiva e na qualidade do ensino, especialmente na educação básica – assim como já falamos neste artigo.
Comunicação, Educação e Tecnologia da Informação
Embora infelizmente ainda não seja uma realidade de todas as Instituições de Ensino, os sistemas de Informação são cada vez mais inovadores – e também necessários.
Afinal, eles possibilitam recursos que otimizam o cotidiano das Instituições para que elas não percam tempo com processos manuais e que muitas vezes afetam, inclusive, a comunicação com sua comunidade educacional.
A Tecnologia da Informação é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso de informações, seja através de celulares, computadores, softwares e câmeras fotográficas, permitindo a interação e integração entre setores e comunidades.
E quando falamos em Tecnologia da Informação nas Instituições de Ensino, não podemos limitar o pensamento apenas aos recursos como computadores, data-shows, impressoras, entre outras ferramentas.
É preciso buscar e contar com mecanismos que facilitem processos e otimizem o relacionamento e a comunicação de forma eficiente, com todos seus públicos:
- professores e alunos;
- gestores e professores;
- gestores e responsáveis;
- colaboradores e professores;
- alunos e instituição;
- e todas as lacunas necessárias que exigem uma comunicação precisa, imediata e eficaz.
Otimizar a Comunicação é Garantir mais Produtividade
A Tecnologia da Informação é, portanto, uma das grandes responsáveis pelas principais revoluções do mercado educacional nos últimos anos.
Afinal, empresas como a Perseus, que desenvolvem softwares exclusivamente voltados às demandas educacionais, acompanham de forma rigorosa as principais mudanças e necessidades do setor, e oferecem recursos capazes de mudar completamente a maneira das Instituições se relacionarem.
Recursos como o Portal Educacional, possibilitam o recebimento de informações em tempo real, acompanhamento de frequência, notas, entre outros;
Ou ainda o Portal de Matrículas do Ensino Superior, que facilita o mecanismo de gerenciamento da demanda de maneira muito mais objetiva;
E tantos outros recursos que você pode conferir aqui.
Os Desafios são Constantes
A Tecnologia da Informação e Comunicação nas Instituições de Ensino são desafios constantes.
Estamos falando de um mercado que não cansa de surpreender e, consequentemente, trazem cada vez mais possibilidades para o setor educacional.
E é preciso do mesmo olhar atento e criterioso para estes desafios, buscando soluções sempre precisas, inteligentes e suficientes para suprir as rápidas transformações que a Tecnologia da Informação provoca.