Nos últimos anos, a ascensão da modalidade de Ensino a Distância, especialmente no Ensino Superior, foi possibilitada por inúmeros fatores.
Entre eles, os avanços tecnológicos, permitindo acessibilidade e flexibilidade que se adequam às necessidades das rotinas dos estudantes, sem abrir mão da qualidade.
O Perfil do Aluno Mudou
Na última década, com a popularização da Internet no Brasil, acompanhada do reconhecimento do Ensino a Distância pelo MEC, trouxe a tona um novo perfil de Estudante.
Hoje, grande parcela da população passa seus dias no deslocamento entre casa e trabalho, dividindo seu tempo com os estudos e outros compromissos.
Mas ainda que seja possível conciliar esta rotina com aulas presenciais, a alternativa possibilita que o aluno possa dedicar-se aos estudos de acordo com sua disponibilidade – desde que cumpra com prazos estabelecidos pela Instituição.
Atualmente são 1,5 milhões de estudantes que optam pelo Ensino a Distância no país. No início dos anos 2000, apenas 60 mil haviam aderido a alternativa.
O Ensino a Distância vai corresponder às expectativas do Aluno?
Depende. Não existe uma resposta precisa para esta questão, pois ela está muito mais atrelada à adaptação de cada indivíduo do que a complexidade e dinâmica de Ensino.
Existem, porém, diversos benefícios nesta modalidade, mas devemos considerar que algumas pessoas não abrem mão da dinâmica de uma sala de aula convencional.
E claro, é importante destacar que nem todos os cursos superiores e de outros níveis podem ser oferecidos na modalidade EaD.
Por outro lado, algumas pessoas entendem que a ausência do fator humano, troca de experiências, interação e networking, proporcionados nas aulas presenciais, poderão contribuir com seu processo de aprendizagem.
Já outras facilmente se adaptam a dinâmica do Ensino a Distância, podendo administrar seu tempo de uma forma muito mais flexível onde, de modo algum, perderão o contato com seus professores e colegas.
Isto porque um grande mito do Ensino a distância está relacionado a interação humana no processo de aprendizagem: no EaD, há uma série de momentos onde o aluno obrigatoriamente precisa interagir com colegas e professores. E isto poderá ocorrer tanto de forma presencial, nos encontros previstos no programa do curso, como também em Ambientes Virtuais.
A questão é que os cursos e modalidades que oferecem a opção de Ensino a Distância, passam por um rigoroso processo de validação: além de cumprirem com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, apresentando uma série de documentos para o MEC, os cursos de Ensino a Distância passam pelas mesmas avaliações (conceito do curso, preliminar do curso e Enade), aplicadas no Ensino Presencial.
É evidente, porém, que outras questões sejam observadas:
- A plataforma de Ensino a Distância facilita a interatividade e compreensão do aluno?
- A disposição dos conteúdos, interação e contato com professores e colegas é facilitada?
- A economia (e aqui também falamos de tempo), realmente compensa?
- Existe motivação do aluno, entendendo que a disciplina e organização para a absorção do conhecimento são fundamentais?
Tecnologia: a grande responsável
Com o avanço das Tecnologias da informação e comunicação, aliado ao seu acesso cada vez mais facilitado, a Educação a Distância se expandiu e tornou-se muito mais atrativa e qualificada.
E neste cenário tecnológico, entram os Sistemas de Gestão Educacional, tão necessários para otimizar cada processo existente dentro de uma Instituição de Ensino, sejam eles administrativos, acadêmicos ou financeiros.
O Perseus Cloud, Software de Gestão Educacional da Perseus, atende todos os níveis e modalidades de Ensino, inclusive a EaD, através de uma série de recursos.
Além disso, a integração com o sistema Moodle (software de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual), possibilita uma comunicação altamente eficiente entre alunos e corpo Docente.
Esta integração permite a automatização de tarefas como lançamento de notas, que posteriormente são importadas para o Perseus Cloud de forma automática, otimizando os processos para que o professor possa dedicar-se exclusivamente ao Ensino.
O Comprometimento das Instituições de Ensino
As Instituições de Ensino, por sua vez, além de atenderem ao rigoroso processo de validação dos cursos EAD, precisam acompanhar as novas tecnologias e novidades que o mercado proporciona.
Inclusive, e não menos importante, compreendendo os desejos e necessidades de seus alunos, para que possam identificar frequentes melhorias que qualificarão sua imagem atrelada à qualidade de seus serviços.
Isto ocorre com nossos parceiros do DOM, da cidade de Erechim no Rio Grande do Sul, que oferecem Educação para Jovens e Adultos na modalidade de Ensino a Distância.
O aluno, por sua vez, precisará ter comprometimento e principalmente, entender se a modalidade vai corresponder às suas expectativas, seja no suporte ao Ensino ou na adaptação da dinâmica diferenciada do EaD.
Confira algumas funções dos principais Módulos utilizados pelas Instituições de Ensino a Distância que contam com os Softwares de Gestão Educacional da Perseus:
- Portal Educacional: lançamento de notas, ambiente virtual de aprendizagem, atendimento, envio e recebimento de tarefas, chat para as turmas, entre outras funções;
- Perseus Mobile: as principais funcionalidades do Portal Educacional (perfil de aluno, professor e responsável), na palma da mão;
- Módulo Comunicação: envio de e-mails, notificações push (através do Perseus Mobile), mala direta;
- Módulo Atendimento: secretaria da Instituição na plataforma online – todas as demandas solicitadas para a secretaria através do módulo de atendimento e protocolo;
- Integração com o Moodle: integração de duas vias com o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) que é referência mundial.
Para solicitar uma demonstração gratuita do Perseus Cloud, compreender as possibilidades de customizações e de que formas ele poderá contribuir com os processos de sua Instituição e o Ensino a Distância, acesse este link, preencha as informações solicitadas e aguarde o breve contato de um consultor da Perseus.