Ensino a Distância: Ascensão da Modalidade, Flexibilidade e Qualidade

Nos últimos anos, a ascensão da modalidade de Ensino a Distância, especialmente no Ensino Superior, foi possibilitada por inúmeros fatores.

Entre eles, os avanços tecnológicos, permitindo acessibilidade e flexibilidade que se adequam às necessidades das rotinas dos estudantes, sem abrir mão da qualidade.

Ensino a Distância: ascensão da modalidade

O Perfil do Aluno Mudou

Na última década, com a popularização da Internet no Brasil, acompanhada do reconhecimento do Ensino a Distância pelo MEC, trouxe a tona um novo perfil de Estudante.

Hoje, grande parcela da população passa seus dias no deslocamento entre casa e trabalho, dividindo seu tempo com os estudos e outros compromissos.

Mas ainda que seja possível conciliar esta rotina com aulas presenciais, a alternativa possibilita que o aluno possa dedicar-se aos estudos de acordo com sua disponibilidade – desde que cumpra com prazos estabelecidos pela Instituição.

O perfil de aluno mudou

Atualmente são 1,5 milhões de estudantes que optam pelo Ensino a Distância no país. No início dos anos 2000, apenas 60 mil haviam aderido a alternativa.

O Ensino a Distância vai corresponder às expectativas do Aluno?

Depende. Não existe uma resposta precisa para esta questão, pois ela está muito mais atrelada à adaptação de cada indivíduo do que a complexidade e dinâmica de Ensino.

Existem, porém, diversos benefícios nesta modalidade, mas devemos considerar que algumas pessoas não abrem mão da dinâmica de uma sala de aula convencional.

E claro, é importante destacar que nem todos os cursos superiores e de outros níveis podem ser oferecidos na modalidade EaD.

O Ensino a Distância vai corresponder às expectativas do Aluno

Por outro lado, algumas pessoas entendem que a ausência do fator humano, troca de experiências, interação e networking, proporcionados nas aulas presenciais, poderão contribuir com seu processo de aprendizagem.

Já outras facilmente se adaptam a dinâmica do Ensino a Distância, podendo administrar seu tempo de uma forma muito mais flexível onde, de modo algum, perderão o contato com seus professores e colegas.

EAD de qualidade

Isto porque um grande mito do Ensino a distância está relacionado a interação humana no processo de aprendizagem: no EaD, há uma série de momentos onde o aluno obrigatoriamente precisa interagir com colegas e professores. E isto poderá ocorrer tanto de forma presencial, nos encontros previstos no programa do curso, como também em Ambientes Virtuais.

A questão é que os cursos e modalidades que oferecem a opção de Ensino a Distância, passam por um rigoroso processo de validação: além de cumprirem com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, apresentando uma série de documentos para o MEC, os cursos de Ensino a Distância passam pelas mesmas avaliações (conceito do curso, preliminar do curso e Enade), aplicadas no Ensino Presencial.

Ensino a Distância: conexão aluno x Instituição

É evidente, porém, que outras questões sejam observadas:

  • A plataforma de Ensino a Distância facilita a interatividade e compreensão do aluno?
  • A disposição dos conteúdos, interação e contato com professores e colegas é facilitada?
  • A economia (e aqui também falamos de tempo), realmente compensa?
  • Existe motivação do aluno, entendendo que a disciplina e organização para a absorção do conhecimento são fundamentais?

Tecnologia: a grande responsável

Com o avanço das Tecnologias da informação e comunicação, aliado ao seu acesso cada vez mais facilitado, a Educação a Distância se expandiu e tornou-se muito mais atrativa e qualificada.

E neste cenário tecnológico, entram os Sistemas de Gestão Educacional, tão necessários para otimizar cada processo existente dentro de uma Instituição de Ensino, sejam eles administrativos, acadêmicos ou financeiros.

O Perseus Cloud, Software de Gestão Educacional da Perseus, atende todos os níveis e modalidades de Ensino, inclusive a EaD, através de uma série de recursos.

EAD exige muita dedicação, assim como na modalidade presencial

Além disso, a integração com o sistema Moodle (software de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual), possibilita uma comunicação altamente eficiente entre alunos e corpo Docente.

Esta integração permite a automatização de tarefas como lançamento de notas, que posteriormente são importadas para o Perseus Cloud de forma automática, otimizando os processos para que o professor possa dedicar-se exclusivamente ao Ensino.

O Comprometimento das Instituições de Ensino

Sua Instituição Inspira confiança?

As Instituições de Ensino, por sua vez, além de atenderem ao rigoroso processo de validação dos cursos EAD, precisam acompanhar as novas tecnologias e novidades que o mercado proporciona.

Inclusive, e não menos importante, compreendendo os desejos e necessidades de seus alunos, para que possam identificar frequentes melhorias que qualificarão sua imagem atrelada à qualidade de seus serviços.

Isto ocorre com nossos parceiros do DOM, da cidade de Erechim no Rio Grande do Sul, que oferecem Educação para Jovens e Adultos na modalidade de Ensino a Distância.

O aluno, por sua vez, precisará ter comprometimento e principalmente, entender se a modalidade vai corresponder às suas expectativas, seja no suporte ao Ensino ou na adaptação da dinâmica diferenciada do EaD.

Confira algumas funções dos principais Módulos utilizados pelas Instituições de Ensino a Distância que contam com os Softwares de Gestão Educacional da Perseus:

  • Portal Educacional: lançamento de notas, ambiente virtual de aprendizagem, atendimento, envio e recebimento de tarefas, chat para as turmas, entre outras funções;
  • Perseus Mobile: as principais funcionalidades do Portal Educacional (perfil de aluno, professor e responsável), na palma da mão;
  • Módulo Comunicação: envio de e-mails, notificações push (através do Perseus Mobile), mala direta;
  • Módulo Atendimento: secretaria da Instituição na plataforma online – todas as demandas solicitadas para a secretaria através do módulo de atendimento e protocolo;
  • Integração com o Moodle: integração de duas vias com o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) que é referência mundial.

Para solicitar uma demonstração gratuita do Perseus Cloud, compreender as possibilidades de customizações e de que formas ele poderá contribuir com os processos de sua Instituição e o Ensino a Distância, acesse este link, preencha as informações solicitadas e aguarde o breve contato de um consultor da Perseus.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS

Social