PERSEUS NEWS – Melhorias e Inovações | Versão 20211025

PERSEUS NEWS – Melhorias e Inovações | Versão 20211025

Depois de um ciclo de inúmeras incertezas no setor educacional, devido a pandemia do coronavírus, entramos na reta final do ano letivo de 2021 com grandes expectativas de que, finalmente, estamos nos encaminhando para o fim desse período que exigiu jogo de cintura e rápidas adaptações diante de tantas mudanças.

Diferente desta mesma época em 2020, neste ano as Instituições poderão planejar o próximo ano letivo muito mais otimistas. E isto, sem dúvida, também reflete em nosso dia a dia e nas soluções que desenvolvemos.

Por isso, os usuários do Perseus CloudGestorClass (a nova solução da Perseus, que está em fase final de desenvolvimento – e já implementada em alguns clientes), poderão conferir, desde já, as novidades da nova edição do Perseus News.

As melhorias e inovações estarão disponíveis para os usuários a partir do dia 27 de Outubro de 2021*.

*Podendo ocorrer alterações na data de lançamento da versão.

perseus-news1

Logo Perseus Cloud

Perseus Cloud

  • Novas Tags no processo de envio de e-mails

Foram adicionadas novas Tags na composição do corpo do e-mail quando o tipo de envio for E-mail>Educacional:

Perseus News

Essas Tags foram adicionadas nos seguintes perfis:

Aluno:

Perfil Aluno

Responsável:

Perfil Responsável

Professor:

Perfil Professor

Candidato:

Perfil Candidato

Usuário:

Perfil Usuário

 

Logo GestorClass

Gestão Educacional 

  • Processo de Leitura de Retorno do Financiamento Estudantil

Visando realizar a leitura dos arquivos de retorno do novo financiamento estudantil (FIES), estes documentos serão disponibilizados através do portal da Caixa Econômica Federal e devem ser obtidos no formato Excel. Abaixo, detalhamos as informações necessárias para executar o processo corretamente.

O processo terá início com a seleção das seguintes informações:

  • Tipo do repasse: define o tipo do repasse (aluno ou responsável FIES). Afetará o arquivo necessário, nome da planilha, colunas necessárias e a regra para identificar as mensalidades;
  • Conta: define a conta que o pagamento será atrelado;
  • Arquivo: define o arquivo que será processado. Para cada tipo de repasse, um arquivo diferente é necessário. Estes documentos são obtidos no portal da Caixa Econômica Federal e os formatos devem ser .xls ou .xlsx;
  • Responsável: esta informação só é liberada quando o tipo do repasse for “Responsável FIES” e filtra as mensalidades que possuem o responsável escolhido atrelado no sistema;
  • Data de pagamento: esta informação também é liberada apenas quando o tipo do repasse for “Responsável FIES” e define a data do pagamento e do crédito da mensalidade a ser paga.
  1. Tipo do repasse: ALUNO
  • Nome da Planilha: Aluno
  • Colunas obrigatórias: Data Movimento, CPF, Data de Vencimento da Prestação e Total.
Imagem 1: Nome da planilha e colunas obrigatórias para realizar o processo quando o tipo do repasse for "Aluno" - destacados em vermelho.
Imagem 1: Nome da planilha e colunas obrigatórias para realizar o processo quando o tipo do repasse for “Aluno” – destacados em vermelho.

Funcionamento:

Para realizar o pagamento das mensalidades no sistema, o processo irá procurar parcelas atreladas ao CPF informado no arquivo. Serão ignoradas as parcelas que possuem responsável financeiro (Imagem 2), e a data de vencimento deve ser igual a informação presente na coluna “Data Vencimento da Prestação”. Para o pagamento ser processado, a parcela deve estar com o status “Normal” e não deve estar paga.

Nos casos onde nenhuma (ou mais de uma) parcela com esses requisitos for encontrada, o processo mostrará uma mensagem no resultado, informando a inconsistência, indicando a linha do arquivo, e a mensalidade não será paga.

Quando somente uma parcela for identificada, o processo realizará o pagamento de acordo com as informações dos filtros selecionados. A data de pagamento e de crédito serão idênticas a informação contida na coluna “Data Movimento” do arquivo. O valor a ser pago, vem da informação contida na coluna “Total”.

IMAGEM 2: A mensalidade não deve possuir responsável financeiro
IMAGEM 2: A mensalidade não deve possuir responsável financeiro

2. Tipo do repasse: RESPONSÁVEL FIES

  • Nome da Planilha: Responsável
  • Colunas obrigatórias: CPF, valor de apuração e competência.
Imagem 3: Nome da planilha e colunas obrigatórias para realizar o processo quando o tipo do repasse for "Responsavel" destacados em vermelho
Imagem 3: Nome da planilha e colunas obrigatórias para realizar o processo quando o tipo do repasse for “Responsável” – destacados em vermelho.

Funcionamento:

Para realizar o pagamento das mensalidades no sistema, o processo busca pelas parcelas atreladas ao CPF informado no arquivo, o responsável financeiro selecionado no filtro (Imagens 4 e 5) e a competência presente no documento. Para o pagamento ser processado, a parcela deve estar com o status “Normal” e não deve estar paga.

Nos casos onde nenhuma (ou mais de uma) parcela com esses requisitos for encontrada, o processo também mostrará uma mensagem no resultado, informando a inconsistência, indicando a linha do arquivo, e a mensalidade não será paga.

Quando somente uma parcela for identificada, o processo realizará o pagamento de acordo com as informações dos filtros selecionados. A data do pagamento e do crédito serão idênticas ao filtro “Data de Pagamento”. A informação referente ao valor a ser pago, constará na coluna “Valor de Apuração” no documento.

IMAGEM 4: Responsável financeiro selecionado no filtro.
IMAGEM 4: Responsável financeiro selecionado no filtro.
IMAGEM 5: Responsável financeiro da mensalidade.
IMAGEM 5: Responsável financeiro da mensalidade.

Informações adicionais sobre o processo de leitura e retorno do FIES:

  • Para a correta execução do processo, recomendamos que as linhas extras dos arquivos, como totalizadores, sejam removidas;
  • Caso a leitura não seja realizada corretamente, verifique se as nomenclaturas das planilhas, bem como as colunas presentes nos arquivos, estão idênticas as informações descritas anteriormente;
  • O cálculo de juros e mora esperado, é realizado de acordo com as configurações presentes no bando da mensalidade no momento de sua geração.

Logo Perseus Cloud

Perseus Cloud

● Foram adicionados dois filtros de turmas para o módulo de Pós-Graduação nas configurações de envio de e-mails.

GestorClass

Gestão Educacional

● Novas informações relacionadas a transações online dos integradores de pagamento Rede e Cielo, serão armazenadas em nossos registros. Entre elas, estarão disponíveis: código de autorização, quantidade de parcelas e os 4 últimos dígitos do cartão utilizado. Além disto, diversas melhorias na usabilidade destes dois integradores, no portal educacional, foram aplicadas para melhorar o fluxo de pagamento;

● Ajustado o limite máximo de upload do secretaria digital para 1GB;

● Adicionada a flag “Ignorar no contrato” na aba “Outras informações” no perfil do Responsável. Quando esta opção estiver marcada, significa que o responsável não receberá o contrato para assinatura via GestorSign (módulo de assinatura eletrônica);

● O processo “Propagação de Avaliações Parciais” foi alterado para “Propagação ou Exclusão de Avaliações Parciais”. Com esta mudança, os processos de propagação e exclusão de avaliações parciais são abrangidos no mesmo processo. A execução do processo será definida pelo parâmetro “Tipo do Processo” selecionado.


Central de Atendimento e Suporte ao Cliente

Estamos a disposição para atendê-los de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h30 pelo telefone (51) 3075.7650.

Para agilizar, solicite seu atendimento através dos canais de relacionamento exclusivo para usuários das soluções que desenvolvemos, através o link abaixo.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS

Social