Satisfação de Alunos e Responsáveis: Avaliar, Agir e Acompanhar

Pesquisas de satisfação, acompanhamento e principalmente ação.

Uma das principais atividades da gestão educacional é avaliar e acompanhar a satisfação de seus alunos e responsáveis, conduzindo estas informações em busca de constantes melhorias para a Instituição de Ensino, desde sua estrutura física até os serviços prestados.

Satisfação de alunos e responsáveis

Principais Insatisfações

Tão importante quanto conquistar novos alunos é manter a continuidade dos atuais.

Neste artigo que publicamos em 2018 – e segue sempre atual, falamos sobre a evasão escolar e os principais motivos que levam a esta decisão.

A evasão não deve ser encarada tão somente como um abandono escolar ou até mesmo um contratempo financeiro familiar.

Muitas vezes, a decisão de não regressar à Instituição de Ensino, deixando de renovar a matrícula para o próximo semestre ou ano letivo, também está atrelada a insatisfação de alunos e responsáveis.

E quando a situação chega neste ponto, provavelmente houve falha na avaliação, na ação e no acompanhamento das circunstâncias, tornando mais difícil (ou improvável) que o cenário seja revertido.

Avaliar, Agir e Acompanhar a satisfação de pais e alunos

Alguns dos motivos mais comuns que levam a insatisfação de alunos e responsáveis:

  • Ausência de informações financeiras e retornos sobre os investimentos da Instituição;
  • Metodologia confusa e processos insuficientes;
  • Falhas na comunicação com o corpo docente e gestão da Instituição;
  • Dificuldades sobre o processo de aprendizagem do aluno.

E quais são as Consequências de não Avaliar a Satisfação?

A maior delas, sem dúvida, é tornar uma situação insustentável por pura ausência de avaliação e conhecimento sobre qual seja a questão.

Compreender o que alunos e responsáveis julgam sobre a Instituição de Ensino é fundamental para todo Gestor Educacional.

Ainda que o foco de Escolas, Faculdades, Instituições de Cursos livres, Técnicos e idiomas seja a absoluta qualidade do Ensino, alunos e responsáveis buscam além dos serviços Educacionais da Instituição.

E por isso é determinante dar voz à eles e ouvi-los, buscando soluções assertivas e acompanhar o desempenho das questões pautadas.

Avaliar, Agir e Acompanhar a satisfação de pais e alunos

Outras Consequências da Ausência de Avaliação Institucional:

  • Evasão escolar;
  • Imagem da Instituição Prejudicada;
  • Corpo docente e demais colaboradores insatisfeitos;
  • Falhas Comunicacionais.

O Gestor Educacional deve se abastecer de informações com base na avaliação geral da Instituição, compreendendo a visão de sua comunidade, escolar ou acadêmica, para que possa tomar decisões precisas e conduzir o relacionamento da melhor maneira possível.

Avaliação Institucional: a Satisfação Deve ser Tratada como Prioridade

Atingir o maior nível de satisfação do cliente deve ser um dos objetivos centrais de qualquer negócio.

No mercado educacional as ações devem ser focadas na busca contínua pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados, avaliando, agindo e acompanhando os resultados.

O GestorClass possui o módulo Avaliação Institucional que visa contribuir para a transformação qualitativa da educação, aprimorando seus aspectos acadêmicos e pedagógicos, além do aspecto institucional, comercial e de relacionamento, garantindo maior eficiência na gestão que garantem a satisfação de alunos e responsáveis.

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