Estratégias de Marketing Educacional: Atualizações e Novas Tendências

Cinco anos após a publicação deste artigo, resolvemos atualizá-lo para identificar quais estratégias de Marketing ainda são relevantes no mercado educacional.

E claro, também observamos outras tendências que surgiram neste mesmo período para que você possa analisar e adaptar para a sua Instituição.

Estratégias de Marketing Educacional :: Atualizações e novas tendências

Estratégias de Marketing não são como Receitas de Bolo

Definitivamente, não.

Às vezes, o que funciona para uma Instituição de Ensino pode ser uma receita de fracasso para outra. Seja ela concorrente ou até da mesma rede.

A verdade é que existem inúmeros fatores a serem analisados: perfil de público, localização, ofertas de cursos, recursos e tantas questões que tornam as Instituições de Ensino únicas em suas propostas.

E ser única, através da sua cultura, serviços, comunicação, metodologia de ensino e outros diferenciais, são alguns dos ingredientes de uma boa de estratégia de marketing.

Afinal, para que Serve o Marketing Educacional?

Estratégias de Marketing desenvolvidas e aplicadas em Instituições de Ensino, tem por objetivo dar ênfase a ela em um mercado cada vez mais competitivo.

Através de recursos como pesquisas, elaboração e monitoramento de ações para captar e fidelizar alunos, estratégias comunicacionais e de relacionamento, entre outros, se estabelece processos voltados ao Marketing Educacional.

As Avaliações Institucionais, por exemplo, podem contribuir significativamente na definição do público, seus interesses e necessidades e, a partir deste levantamento, definir estratégias de curto, médio e longo prazo para a Instituição de Ensino.

Por isso, costuma-se dizer que estratégias de marketing educacional não são como simples receitas, que podem ser aplicadas sem mudar os ingredientes.

É Preciso Acompanhar a Efetividade das Estratégias de Marketing…

Compreendendo o perfil de público, as estratégias de marketing devem ser construídas e aplicadas para evidenciar os diferenciais da Instituição, como infraestrutura ou metodologia de ensino, provocando boas percepções em alunos e responsáveis, além de sensibilizar o público potencial de modo positivo – e afetivo.

Sensibilizar o público potencial de modo positivo - e afetivo, é um dos objetivos das estratégias de marketing educacional

O Mundo Mudou nos Últimos 5 Anos

Desde a publicação do nosso artigo ‘Marketing Educacional: dicas para captar e fidelizar alunos e responsáveis‘, há exatamente 5 anos, muita coisa mudou: no mercado educacional nas estratégias de marketing e também no mundo.

Novos perfis comportamentais, ferramentas tecnológicas e soluções em gestão educacional.

Novos profissionais ingressaram no mercado, novas normativas e portarias foram publicadas e transformaram a educação.

O cenário educacional mudou nos últimos 5 anos

Até mesmo a pandemia da Covid-19 trouxe mudanças que impactaram diretamente na educação.

Em cinco anos, porém, permanece a necessidade de encantar, atrair e fidelizar: alunos, responsáveis e até mesmo a equipe docente e outros profissionais.

Principais Mudanças relacionadas ao Marketing Educacional

  • Ensino Semipresencial

A modalidade de ensino já vinha se consolidando antes mesmo da pandemia.

Entretanto, a necessidade de aulas à distância fez acelerar o desenvolvimento de novas tendências da educação, uma vez que as Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente, já vinham se preparando para esta nova vertente.

Recursos como Portal Educacional e Loja de Cursos, do GestorClass, são grandes aliados no desenvolvimento de um ensino semipresencial de qualidade, afinal, o sucesso da modalidade está atrelado à qualidade das ferramentas tecnológicas que a Instituição oferece aos alunos.

  • Estratégias de Marketing de Conteúdo

Comunicar, de maneira assertiva, as novidades, informações e outros assuntos relacionados a Instituição de Ensino, é uma das mais necessárias estratégias de marketing educacional.

Produzir e distribuir os conteúdos relacionados à Instituição precisam de um olhar atento, ético e cauteloso. Nem sempre pela necessidade explícita de promoção da marca, mas sempre com o intuito de engajar e aproximar o público.

Devemos lembrar que o Marketing de Conteúdo não está restrito ao Digital, através de site, e-mail ou redes sociais.

Muitas vezes, a produção de materiais gráficos, como revistas institucionais, são excelentes aliados deste modelo de marketing e, embora não seja uma novidade destes últimos 5 anos, a possibilidade de surpreender as famílias, encaminhando um material impresso para suas residências, por exemplo, pode ser um diferencial.

  • Ferramentas de Gestão Educacional

Os últimos 5 anos também foram de absoluta revolução aqui na Perseus.

Com o lançamento do GestorClass, entregamos ao mercado uma ferramenta robusta, repleta de inovações que não existiam no PerseusCloud, o antigo ERP de Gestão Educacional da Perseus.

Alguns recursos obsoletos também foram descontinuados, justamente para acompanhar e entregar a melhor performance para as atuais exigências do mercado educacional.

  • Atendimento Humanizado

Pode parecer contraditório diante do atual cenário cada vez mais tecnológico e online, mas isto não significa a dispensa do atendimento humanizado.

Pelo contrário.

A interação humana faz parte do diferencial que as Instituições de Ensino precisam entregar pois, além de humanizar a marca, como o próprio nome sugere, a necessidade de conversar com pessoas reais persiste.

E, neste aspecto, é fundamental preparar a equipe para que possam traduzir no atendimento todas as estratégias de marketing na prática, oferecendo uma experiência única, empática, que busque resolver todas as questões trazidas pelos alunos ou seus responsáveis.

  • Storytelling para Escolas

Storytelling, em tradução livre, significa ‘Arte de Contar Histórias‘.

Através dela é possível transmitir conhecimento, valores e experiências.

No setor educacional, a estratégia pode ser utilizada em inúmeras situações, desde a sala de aula ou em ações de marketing institucionais:

Para contar a história da Instituição; Destacar as características e diferenciais (da estrutura ou metodologia de ensino), criando vínculos afetivos e emocionais com toda comunidade escolar ou acadêmica.

O sucesso das estratégias de marketing através do Storytelling passa pela identificação e prática da missão e valores da Instituição, criando uma narrativa que os transmita de maneira objetiva e envolvente.

Dedique Tempo para Pensar em Estratégias de Marketing Personalizadas

Definitivamente, as estratégias de marketing são questões contínuas para as Instituições de Ensino.

E além disso, é fundamental dedicar esforços para planejar e acompanhar suas performances.

Por isso, contar com um sistema de Gestão Educacional que de fato automatize processos burocráticos da Instituição, é uma das mais importantes estratégias de marketing.

O ERP de gestão pode deve ser o braço direito do sucesso de todo planejamento de marketing educacional.

Logo GestorClass

Conheça as soluções do GestorClass que poderão contribuir diretamente nesta grande e necessária jornada.

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