Eventos Escolares – Ideias de Atividades para Realizar em 2022

Os eventos escolares voltarão com tudo em 2022.

Depois de um longo período de distanciamento social, aulas online, redução de custos e tantas adaptações que o setor educacional precisou enfrentar, o próximo ano letivo vem chegando com grandes expectativas.

É evidente que os principais esforços estarão concentrados na retomada total da normalidade das aulas, especialmente na educação básica.

Por outro lado, os eventos escolares são fundamentais para aproximar as famílias das Instituições de Ensino, contribuindo, inclusive, com o engajamento dos alunos nas aulas e nas questões sociais da escola.

Neste artigo vamos destacar algumas datas que poderão ser trabalhadas (e celebradas) em 2022, o ano da retomada (que assim seja!).

Eventos escolares para engajar as famílias com as Instituição de Ensino

A Grande Retomada

Tudo bem. A gente sabe que medidas mais rígidas (e necessárias) de segurança pela nossa saúde seguirão nos acompanhando em 2022.

Mas sabemos também que já é possível celebrar a retomada de inúmeras atividades, especialmente as escolares.

Muitas formaturas, inclusive, já estão sendo realizadas ainda neste ano, dentro do modelo que chamamos de ‘novo normal’, é claro.

Por isso, incluir os eventos escolares no planejamento do próximo ano letivo, não é uma realidade distante.

Pelo contrário, devem ser vistos como oportunidades, desde uma ação que traga recursos financeiros, como também eventos educativos e informativos, que possam ser trabalhados em sala de aula – e além dela.

Dedique Atenção ao Planejamento dos Eventos Escolares

Dedique Atenção ao planejamento de eventos escolares

Não será apenas um ano de retomada.

Basta olhar o calendário para observar oportunidades de trabalhar datas comemorativas – sejam feriados ou até dias menos conhecidos, mas com significados importantes para a educação.

Inclusive uma copa do mundo, excepcionalmente no mês de novembro.

Neste artigo vamos compartilhar algumas datas interessantes de serem trabalhadas no próximo ano letivo, sejam em sala de aula como também em eventos escolares, que oportunizam a participação da comunidade escolar.

Datas Comemorativas em 2022

O calendário de 2022 traz oportunidades para todos os gostos.

  • Janeiro e fevereiro:

Apesar de serem meses de adaptações, não esqueça que também são meses que oportunizam a integração de novos alunos e suas famílias.

Crie ações de boas-vindas a novos alunos. Este acolhimento é fundamental para quem está chegando em uma nova escola, mas não deixe de lado a recepção dos ‘velhos’ pela chegada de um novo ano letivo.

Veja, por outro lado, uma grande oportunidade de integração: um café da manhã especial, uma palestra inicial ou até a distribuição de brindes personalizados (e úteis) para os alunos.

  • Março e Abril

Logo no primeiro dia de março será Carnaval.

É claro que muito ainda se discute sobre a realização ou não de eventos desta proporção, mas não esqueça que muitas famílias viajam nesta data, logo, uma oportunidade de conscientizar os alunos e suas famílias com questões como: cuidado na estrada, circulação do vírus e cuidados necessários no seu combate.

Também é o mês do dia Internacional da Mulher (08), que possibilita debates importantes sobre seu papel na sociedade e outros temas relacionados.

A sexta-feira santa, que antecede o domingo de páscoa (17), será no dia 15 de Abril. Algumas Instituições já contam com uma programação específica para estas datas, mas lembre-se de não ser repetitivo.

Além do feriado de Tiradentes (no dia 21) e o dia do descobrimento do Brasil (22), no dia 29 é celebrado o dia Internacional da Dança.

Algumas escolas oferecem aulas de ritmos no turno inverso. Se for o caso da sua Instituição, promova uma apresentação do grupo no intervalo das aulas – Ou ainda oportunize espaço para alunos que possuam a habilidade possam se apresentar.

  • Maio e Junho:

O dia das mães será celebrado no domingo, dia 08. Os dias que antecedem a data podem oportunizar a participação das famílias na escola.

E eventos escolares que engajam as famílias merecem total dedicação no seu planejamento.

Já o mês de Junho traz as deliciosas festas juninas. Não esqueça de reservar uma data para um dos eventos escolares mais aguardados do ano.

Eventos escolares: chave do sucesso é o planejamento

  • Julho e Agosto:

Meses que normalmente são reservados para recesso escolar e reinício de semestre letivo, são também oportunidades de elaborar eventos escolares com foco total no ensino e possibilidade de mudança de hábitos – visando alunos que necessitam de mais atenção (ou dedicação) aos estudos na reta final do ano.

Além disso, no mês de agosto é comemorado o dia dos pais (14) outra grande oportunidade de receber as famílias na escola, assim como no dia das mães.

  • Setembro e Outubro:

O mês que traz a primavera também sugere um evento escolar focado no ensino e nas aulas de história, devido o ’07 de setembro’.

Já no mês de Outubro, quando celebramos o dia das Crianças (12), é interessante que a Instituição pense em ações focadas na educação infantil.

Se o nível de ensino parte da educação básica, promova ações que envolvam brincadeiras ou fantasias com a temática da infância – sem nenhum foco comercial.

E claro, não podemos esquecer jamais do dia do Professor. Uma das datas mais importantes do calendário escolar.

Não economize criatividade.

  • Novembro Dezembro:

Reta final de ano letivo pede dedicação e foco total nos estudos.

Ainda assim, o dia 20/11 marca o dia da Consciência Negra e a luta contra o racismo e desigualdade racial.

Tema profundo e absolutamente necessário que merece o debate. Uma ótima oportunidade de começar a tratar o tema da diversidade desde cedo com as crianças, mesmo que de forma leve e lúdica.

Do dia 21/11 a 18/12, excepcionalmente na reta final do ano, uma nova edição da copa do mundo vai movimentar a rotina dos apaixonados por futebol.

Apesar de ser um período crítico para alguns alunos, é possível trabalhar a importância do evento nas aulas de educação física, por exemplo.

E claro, para fechar o ano com chave de ouro,  o mês de Dezembro é dedicado para as provas finais e as tão aguardadas formaturas.

Um ano que será de muito trabalho merece fortes emoções – e comemorações.

Importante: observe sempre o calendário e não esqueça das datas importantes para a sua região.

Ideias de Eventos Escolares para Fixar no Calendário da Instituição

Alguns eventos escolares podem ser fixados no calendário anual da Instituição.

Além de criar identidade, geram grandes expectativas entre os envolvidos e participantes.

Sem falar na oportunidade de interdisciplinaridade, tão discutida na BNCC – e que logo vamos abordar em nosso blog também.

  • Festas temáticas

Datas como dia do folclore (22 de agosto), dia das crianças (12 de outubro) festas juninas, entre outras, são absolutamente interessantes para promover o envolvimento das famílias.

E claro, estimular o interesse dos alunos sobre os porquês destas comemorações.

  • Jogos Estudantis

Eventos escolares que promovem competições são, geralmente, sinônimos de sucesso.

Cogite a possibilidade de elaborar competições que envolvam torneios esportivos de diversas modalidades. Os benefícios já discutimos neste artigo aqui.

  • Feira de Ciências/Feira de Profissões

Além de estimular a criatividade dos alunos, as feiras de ciências também promovem o engajamento da comunidade escolar.

Isto porque estudantes, geralmente, tem espírito competitivo e não medirão esforços para apresentar projetos interessantes e desenvolvidos em sala de aula.

Os resultados podem ser surpreendentes.

Já as feiras de profissões podem ser focadas especialmente nas séries finais do ensino fundamental e no Ensino médio, com ciclo de palestras de profissionais de diversas áreas, stands de empresas de diversos segmentos para interagir com os alunos e até mesmo parceria com universidades para orientar os estudantes em suas futuras carreiras.

A regra de ouro é: criatividade e objetivos bem esclarecidos com foco absoluto na educação.

Eventos Escolares com Propósito

Eventos escolares com propósito

As datas, ações e eventos escolares que compartilhamos neste artigo são apenas sugestões.

Por isso, é importante destacarmos que, acima de qualquer coisa, devem estar alinhados com os propósitos da Instituição de Ensino.

Datas religiosas e ações sociais, por exemplo, são celebrações que podem gerar questionamentos devido as transformações da sociedade ao longo dos anos.

No entanto, se alinhados a cultura e princípios da Instituição, partindo de um planejamento específico do calendário institucional, com a devida atenção aos eventos escolares, o balanço das ações podem ser muito positivos.

Observe as restrições e orientações devido a pandemia na sua região. Antecipe-se, organize e fique atento a novos decretos e mudanças que podem ocorrer a qualquer momento.

Um bom planejamento inclui, especialmente, um “plano B”.

Um ano letivo novinho vem aí! É hora de Planejar.

Comente o que Achou:

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS