O calendário escolar anuncia: mais um ano letivo está chegando ao fim.
Quando chega o mês de novembro, muitas vezes parece faltar tempo para dar conta de todas as questões que envolvem a Instituição – especialmente quando falamos da gestão educacional.
Afinal, tudo parece ser prioridade: o fechamento de notas, eventos escolares, confraternizações, avaliação Institucional, gestão administrativa, pedagógica, educacional, financeira e diversas situações pertinentes a gestão da Instituição de Ensino.
Mas será que existe uma fórmula que ensine os gestores a se prepararem bem para a reta final do ano letivo?
Infelizmente não há nenhuma fórmula matemática que resolva estes problemas, simplesmente porque não estamos lidando com questões exatas.
A boa notícia é que: ainda dá tempo de organizar a gestão para enfrentar a reta final do ano letivo de uma forma mais estruturada, consolidando o trabalho da equipe e da escola sem a condição de que absolutamente tudo seja prioridade.
Não. Nem tudo é Prioridade
E o que for, precisa estar devidamente pré-estabelecido no planejamento anual da Instituição de Ensino.
Mas, se a sua Instituição não realizou um planejamento específico para o ano letivo, ainda assim é possível organizar bem esta reta final do ano – mas fica o aprendizado desde já para o próximo, certo?
E para que a organização, ainda que improvisada, seja eficaz, é preciso ter coerência, evidenciando as principais questões que possibilitarão um bom fechamento de ano escolar.
Organizando a Reta Final do Ano Letivo
Preparamos uma lista de atribuições da Gestão Educacional que são fundamentais em toda reta final de ano letivo.
Mas ainda que a execução das tarefas sejam importantes para o sucesso da conclusão do ano letivo, também é preciso dizer o óbvio: conte com a sua equipe.
Sim. É necessário lembrar que o gestor não precisa (nem deve) executar sozinho todas as responsabilidades.
Por isso é tão importante contar com uma equipe qualificada e claro: com um excelente ERP de Gestão Educacional.
- Faça um levantamento inicial
Porque às vezes é importante ‘visualizar’ o que precisa ser feito, seja através de gráficos, anotações em quadros ou agenda – que esteja disponível para toda equipe;
- Conselhos de Classes
Peça para que os professores compartilhem ideias com a equipe pedagógica e principalmente, determine prazos com ‘folga’ para que as notas estejam disponíveis;
- Organização e prestação de Contas
É dever do setor financeiro apresentar um balanço geral com a prestação de contas do ano letivo. Anote suas principais dúvidas para não esquecer de questionamentos importantes;
- Balanço Geral do Aproveitamento Educacional
Assim como o conselho de classe, é importante realizar um balanço do aproveitamento educacional para medir os pontos de avanço no ensino e aprendizado dos alunos;
Preparando o Próximo Ano Letivo
Já outras tarefas não fogem do olhar cauteloso do gestor educacional.
Mas ainda assim, é possível preparar o próximo ano letivo neste curto período que resta antes da finalização deste.
- Levantamento Geral de Materiais e Equipamentos
É fundamental encerrar o ano letivo com o levantamento de todo material da Instituição de Ensino em dia: seja a respeito de equipamentos didáticos, materiais pedagógicos e de expediente para que se tenha um pleno entendimento sobre a necessidade de novas aquisições, consertos e reposições;
- Existia um Planejamento para o Ano Letivo?
Se sim, ótimo. Pois é preciso identificar e pontuar tudo o que foi realizado durante o período, juntamente com os envolvidos (alunos, professores, equipe administrativa/pedagógica/financeira e demais funcionários) identificando o que foi concluído com sucesso e o que necessita de mais atenção para o próximo ano.
- Busque Sugestões
Aqui cabe a criatividade. Receber sugestões para o próximo ano letivo não significa, necessariamente, estar presente e ouvir os conselhos e observações.
- Autoavaliações
É muito importante realizar esta dinâmica com todas as equipes (e inclusive o próprio gestor) para entender de que forma cada profissional se enxerga no processo da Instituição como negócio e consequentemente, buscar melhorias para o próximo ano.
- Buscar um Sistema de Gestão Eficaz
De todas tarefas listadas para encerrar (e começar) o ano letivo de forma organizada (e automatizada em diversos aspectos), um sistema de gestão parceiro, que se adapte à realidade da Instituição de Ensino e entregue resultados automatizados de forma segura e inteligente, é o que há de mais urgente a ser discutido e planejado para que os próximos períodos sejam mais sistematizados.
O Sistema de Gestão Precisa Trabalhar para a Instituição
Sejamos sinceros: tanto no início, meio ou fim de um ano letivo, a rotina de uma Instituição de Ensino é sempre dinâmica.
Ao fim do ano, é claro, queremos deixar a ‘casa’ mais organizada possível para que o próximo ano letivo comece com todas as demandas em dia.
Acontece que nem sempre isto é possível na prática, afinal, todo gestor de ensino sabe muito bem que a realidade do mercado educacional é sempre cheia de surpresas: novas normativas, tecnologias e novidades acompanham a transformação do ensino.
Por isso é tão indispensável contar com um sistema de gestão educacional que tome conta de todo processo burocrático, buscando automatizar inúmeras atividades cotidianas, inclusive, que demandam (muito) tempo no decorrer do ano.
E por isso é tão importante contar com um sistema de Gestão Educacional parceiro, que acompanhe estas transformações e oportunize automatização, segurança e inteligência em diversas atividades em todos os setores da Instituição de Ensino.