Ano Letivo Chegando ao Fim: tudo é prioridade?

O calendário escolar anuncia: mais um ano letivo está chegando ao fim.

Quando chega o mês de novembro, muitas vezes parece faltar tempo para dar conta de todas as questões que envolvem a Instituição – especialmente quando falamos da gestão educacional.

Afinal, tudo parece ser prioridade: o fechamento de notas, eventos escolares, confraternizações, avaliação Institucional, gestão administrativa, pedagógica, educacional, financeira e diversas situações pertinentes a gestão da Instituição de Ensino.

Mas será que existe uma fórmula que ensine os gestores a se prepararem bem para a reta final do ano letivo?

Planejamento do Ano Letivo

Infelizmente não há nenhuma fórmula matemática que resolva estes problemas, simplesmente porque não estamos lidando com questões exatas.

A boa notícia é que: ainda dá tempo de organizar a gestão para enfrentar a reta final do ano letivo de uma forma mais estruturada, consolidando o trabalho da equipe e da escola sem a condição de que absolutamente tudo seja prioridade.

Não. Nem tudo é Prioridade

E o que for, precisa estar devidamente pré-estabelecido no planejamento anual da Instituição de Ensino.

Faça o Planejamento Institucional do Próximo Ano Letivo

Mas, se a sua Instituição não realizou um planejamento específico para o ano letivo, ainda assim é possível organizar bem esta reta final do ano – mas fica o aprendizado desde já para o próximo, certo?

E para que a organização, ainda que improvisada, seja eficaz, é preciso ter coerência, evidenciando as principais questões que possibilitarão um bom fechamento de ano escolar.

Organizando a Reta Final do Ano Letivo

Preparamos uma lista de atribuições da Gestão Educacional que são fundamentais em toda reta final de ano letivo.

Mas ainda que a execução das tarefas sejam importantes para o sucesso da conclusão do ano letivo, também é preciso dizer o óbvio: conte com a sua equipe.

Delegue Atividades para sua equipe

Sim. É necessário lembrar que o gestor não precisa (nem deve) executar sozinho todas as responsabilidades.

Por isso é tão importante contar com uma equipe qualificada e claro: com um excelente ERP de Gestão Educacional.

  • Faça um levantamento inicial

Porque às vezes é importante ‘visualizar’ o que precisa ser feito, seja através de gráficos, anotações em quadros ou agenda – que esteja disponível para toda equipe;

  • Conselhos de Classes

Peça para que os professores compartilhem ideias com a equipe pedagógica e principalmente, determine prazos com ‘folga’ para que as notas estejam disponíveis;

  • Organização e prestação de Contas

É dever do setor financeiro apresentar um balanço geral com a prestação de contas do ano letivo. Anote suas principais dúvidas para não esquecer de questionamentos importantes;

  • Balanço Geral do Aproveitamento Educacional

Assim como o conselho de classe, é importante realizar um balanço do aproveitamento educacional para medir os pontos de avanço no ensino e aprendizado dos alunos;

Preparando o Próximo Ano Letivo

Já outras tarefas não fogem do olhar cauteloso do gestor educacional.

Mas ainda assim, é possível preparar o próximo ano letivo neste curto período que resta antes da finalização deste.

  • Levantamento Geral de Materiais e Equipamentos

É fundamental encerrar o ano letivo com o levantamento de todo material da Instituição de Ensino em dia: seja a respeito de equipamentos didáticos, materiais pedagógicos e de expediente para que se tenha um pleno entendimento sobre a necessidade de novas aquisições, consertos e reposições;

  • Existia um Planejamento para o Ano Letivo?

Se sim, ótimo. Pois é preciso identificar e pontuar tudo o que foi realizado durante o período, juntamente com os envolvidos (alunos, professores, equipe administrativa/pedagógica/financeira e demais funcionários) identificando o que foi concluído com sucesso e o que necessita de mais atenção para o próximo ano.

  • Busque Sugestões

Aqui cabe a criatividade. Receber sugestões para o próximo ano letivo não significa, necessariamente, estar presente e ouvir os conselhos e observações.

  • Autoavaliações

É muito importante realizar esta dinâmica com todas as equipes (e inclusive o próprio gestor) para entender de que forma cada profissional se enxerga no processo da Instituição como negócio e consequentemente, buscar melhorias para o próximo ano.

  • Buscar um Sistema de Gestão Eficaz

De todas tarefas listadas para encerrar (e começar) o ano letivo de forma organizada (e automatizada em diversos aspectos), um sistema de gestão parceiro, que se adapte à realidade da Instituição de Ensino e entregue resultados automatizados de forma segura e inteligente, é o que há de mais urgente a ser discutido e planejado para que os próximos períodos sejam mais sistematizados.

O Sistema de Gestão Precisa Trabalhar para a Instituição

Sejamos sinceros: tanto no início, meio ou fim de um ano letivo, a rotina de uma Instituição de Ensino é sempre dinâmica.

Ao fim do ano, é claro, queremos deixar a ‘casa’ mais organizada possível para que o próximo ano letivo comece com todas as demandas em dia.

Acontece que nem sempre isto é possível na prática, afinal, todo gestor de ensino sabe muito bem que a realidade do mercado educacional é sempre cheia de surpresas: novas normativas, tecnologias e novidades acompanham a transformação do ensino.

Por isso é tão indispensável contar com um sistema de gestão educacional que tome conta de todo processo burocrático, buscando automatizar inúmeras atividades cotidianas, inclusive, que demandam (muito) tempo no decorrer do ano.

Sistema de Gestão Educacional para um ano letivo mais produtivo

E por isso é tão importante contar com um sistema de Gestão Educacional parceiro, que acompanhe estas transformações e oportunize automatização, segurança e inteligência em diversas atividades em todos os setores da Instituição de Ensino.

Conheça o GestorClass

Comente o que Achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados…

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATEGORIAS
MAIS VISTOS